Banco de sangue para cães e gatos

Banco de sangue para cães e gatos

Transfusão de Sangue no Centro Veterinário de Bauru

O Centro Veterinário de Bauru instituiu, já há alguns anos, um programa de doação de sangue voluntária, que funciona como um verdadeiro “banco de sangue”, similar ao de seres humanos.

Vários proprietários de cães e gatos que levam seus animais para a coleta de sangue, entendem a necessidade de salvar vidas de outros animais de estimação, ou já vivenciaram situações de necessidade de uma transfusão em seu animal.

Bolsas de sangue

Uma vez que o proprietário autoriza a coleta de sangue, o animal é examinado e são feitos exames laboratoriais averiguando sua saúde.

O Centro Veterinário de Bauru realiza transfusões de sangue utilizando procedimentos como a prova de “reação cruzada”, visando reduzir o perigo de uma reação  de incompatibilidade sanguínea entre o doador e o receptor.

Toda clínica veterinária pode realizar transfusões, mas desde que estejam adequadas. Os equipamentos utilizados nas transfusões são de uso humano, como: bolsas para coleta, equipos de transfusão e geladeira para armazenagem de sangue.

Característica para ser um doador

Os cães que se tornam doadores devem ser vacinados anualmente contra raiva, cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose e coronavirose. Antes
de iniciar o processo de doação sanguínea, cada animal é submetido a testes de controle de hematócrito e jamais devem ter contato com carrapatos. Os gatos devem ser vacinados anualmente contra a raiva, rinotraqueíte, calicinose e panleucopenia felina, e demais testes que comprovem a situação de doador.

Os cães devem ter peso mínimo de 25 quilos. Machos ou fêmeas, esses animais não podem ter histórico de doenças graves e nem terem recebido transfusões anteriores. O volume máximo de sangue é de até 15 ml por quilo de peso num período de 30 dias. Para os gatos, o peso mínimo é de quatro quilos e a situação é similar, sendo que o volume máximo de sangue é de até 12 ml por quilo de peso num período de 40 dias. O intervalo entre as coletas é de 30 dias.

Salvar a vida do “bicho de estimação” através de transfusão de sangue é um recurso que o Centro Veterinário de Bauru é pioneiro na implementação, inclusive fornecendo bolsas de sangue às outras clínicas da cidade de Bauru e região. Caso seu cão ou gato tenha essas características e você queira torná-lo doador, basta solicitar e preencher uma ficha cadastral, onde o seu animal será avaliado e receberá uma carteirinha identificando-o como doador do Centro Veterinário de Bauru.

Lembre-se: caso você se predisponha a tornar o seu animal um doador de sangue, você e o seu bicho de estimação estarão ajudando a salvar a vida de outros animais.

Veja também:
Transfusão de sangue