Aquarismo – Transportar e introduzir novos habitantes

Transportar e introduzir novos habitantes no aquário

O transporte de peixes ornamentais deve ser feito em um saco plástico transparente, inflado com oxigênio. As pontas do saquinho devem ser presas com fita adesiva para que o peixe não fique preso ou se machuque nessas extremidades. Ao chegar em casa com seus novos peixes, você não deve colocá-los diretamente no aquário. Primeiro, deixe o saco plástico onde estão os peixes, fechado e flutuando por 20 minutos, no mínimo, para que a temperatura da água dentro do saco se equilibre e se iguale a temperatura do aquário.

Assim, o peixe não sofrerá um choque térmico que poderá ser fatal.

Passado o tempo necessário, abra o saco plástico, e com ele ainda flutuando, deixe entrar um pouco da água do aquário para que ela se misture com a água que veio com os peixes. Espere mais alguns minutos. Em seguida, introduza somente os peixes dentro do aquário, jogando fora a água que estava dentro do saco plástico para evitar qualquer possível contaminação.


É normal que nos primeiros instantes o peixe fique com uma coloração apagada, com a respiração acelerada e fique parado no fundo do aquário. Não se preocupe porque esses são sinais do estresse do transporte e por estar agora em um ambiente desconhecido. Dentro de alguns minutos os seus peixes vão começar a se acostumar com o novo ambiente e voltar a se comportar normalmente e apresentar a sua coloração natural.