Aquarismo – Por que ter um aquário

Por que ter um aquário

Em qualquer canto da casa você pode manter um aquário, desde um pequeno, com apenas alguns poucos litros, até grandes tanques com algumas centenas ou milhares de litros. Tudo depende de quanto você dispõe de espaço, dinheiro e experiência para manter seu hobby.

O simples fato de observar os peixes em seu aquário por alguns minutos pode aliviar todo estresse e as tensões do dia a dia, pois nele você tem um pequeno pedaço da natureza dentro de sua casa.

Esses são benefícios que foram comprovados através de algumas pesquisas realizadas em países como Inglaterra e Estados Unidos, onde pacientes com histórico de problemas psicológicos e até mesmo psiquiátricos tiveram grande melhora em seus quadros de saúde após serem submetidos a sessões de observação de aquários.

Por que ter um aquário

Para aqueles que querem ter um bichinho de estimação, mas trabalham o dia inteiro e só voltam para casa a noite, o aquário também é uma ótima opção, pois você precisa alimentar seus peixes somente uma ou duas vezes ao dia. Qualquer outra eventual manutenção pode esperar até o fim de semana para ser feita.

Até mesmo se precisar viajar no fim de semana, você não precisa se preocupar porque um aquário bem estabilizado, onde os peixes foram bem alimentados, pode facilmente ficar até uma semana sem comida, sem maiores prejuízos para seus peixes.

Se o tempo de ausência for maior, não há problemas pois existem no mercado alimentadores automáticos que fazem a função de dar comida em seu lugar, em horários pré determinados, em programações que podem chegar a mais de um mês.