Aquarismo – Parasitas Oodinium e Ictio

Parasitas Oodinium e Ictio

Parasitas são organismos que expoliam o hospedeiro e podem causar muitos problemas. Eles também aparecem nos peixes ornamentais e sua detecção é muito importante. Assim como bactérias e fungos podem provocar a morte dos peixes se não tratados a tempo. A introdução de novos peixes no aquário é uma das causas comuns do aparecimento de parasitas.

Oodinium
Parasitas Oodinium e IctioCausada por parasitas unicelulares dinoflagelados que provocam uma camada brilhante nas escamas e nadadeiras, como se fosse um veludo, variando do amarelado ao dourado. Esse parasita faz com que os peixes muitas vezes se esfreguem no fundo do aquário, percam o apetite e fiquem com a respiração mais acelerada. Após o aparecimento desses sinais, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, pois essa doença pode matar os peixes infectados num curtíssimo espaço de tempo.

No tratamento devemos elevar a temperatura do aquário por alguns dias e usar uma combinação de fungicidas de largo espectro e parasiticidas, ambos encontrados nas lojas de aquarismo

Ictio
Causada por um parasita chamado Ichthyophthirius multifiliis, provoca o aparecimento de pequenos pontos brancos espalhados por todo o corpo do peixe como se fossem pequenos grãos de açúcar, fazendo com que o animal se esfregue no fundo do aquário ou nas rochas de decoração, provocando pequenas lacerações que podem servir como porta de entrada para outras doenças.

No tratamento devemos utilizar um parasiticida.

Aquarista e criador de peixes ornamentais