Aquarismo – Decoração do aquário

A decoração do aquário pode ser composta dos mais variados materiais e a escolha dos mesmos depende de gosto pessoal. Devemos levar em consideração que quanto mais colorida e com apetrechos plásticos for a nossa decoração, mais distantes nós estaremos de copiar o habitat natural nos rios e lagos onde originalmente habitam os peixes escolhidos.

Como substrato no fundo do aquário, podemos usar cascalho de rio que pode ser encontrado facilmente em qualquer loja de aquarismo. Além de ter uma aparência mais natural, não interfere nos parâmetros químicos da água.

Decoração do aquário
Aquários com plantas naturais e artificiais

Para complementar a decoração, podemos usar rochas e troncos submersos para criarmos os mais diversos cenários, tudo depende do gosto de quem monta o aquário.


Outro item importante na decoração de um aquário são as plantas que podem ser naturais ou artificiais. As naturais embora um pouco mais trabalhosas para serem mantidas, nos recompensam com um aspecto muito mais natural ao aquário e também ajudam no ciclo biológico. As artificiais, na maioria das vezes são feitas de plástico ou tecido sintético e imitam as naturais, com a vantagem não precisarem de cuidados especiais e durarem por muito tempo.