Aquarismo – Bactérias nos peixes – Webanimal

Bactérias

Bactérias são a causa de diversas doenças que podem afetar os peixes ornamentais. É preciso ficar atento e intervir logo que alguns dos sinais abaixo se manifestarem em seus peixes. Se não forem tratados, eles poderão morrer em poucos dias. O tratamento é simples, mas deve ser iniciado a tempo para que surta efeito.

HIDROPSIA
Causada, geralmente, por bactérias que atacam os órgãos internos dos peixes fazendo com que ele fique inchado e com as escamas eriçadas. Essa doença não é muito contagiosa, porém, é de difícil cura. No tratamento, utilizamos antibióticos de largo espectro encontrados em lojas especializadas em aquarismo.

“FUNGO NA BOCA”
Lesões causadas pela bactéria Flexibacter propiciam a instalação de fungos que causam o aparecimento de uma camada semelhante a tufos de algodão na boca dos peixes. As ulceraçãoes causadas por essa doença fazem com que o peixe pare de comer e eventualmente morra. No tratamento, utilizamos antibióticos de largo espectro encontrados nas lojas especializadas em aquarismo.

“NADADEIRAS ROÍDAS”
Causada, geralmente, por bactérias do tipo Aeromonas ou Pseudomonas que provocam o apodrecimento das nadadeiras, fazendo com que elas quase se desfaçam. O pH muito ácido favorece o aparecimento e desenvolvimento dessas bactérias. Portanto, é aconselhável que, antes do inicio do tratamento se faça a correção do PH do aquário. No tratamento, utilizamos antibióticos de largo espectro encontrado nas lojas especializadas.

Aquarista e criador de peixes ornamentais