UEM divulga vagas remanescentes exclusivas a refugiados e migrantes

Os candidatos podem se inscrever até domingo (30) em oportunidades tanto no câmpus sede quanto nos câmpus regionais.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A terceira etapa do Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes para ingresso no ano letivo de 2025 foi divulgada hoje (28) pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    O processo é voltado a estudantes refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade e aos candidatos indígenas que estejam na lista de espera do Vestibular Intercultural dos Povos Indígenas no Paraná.

    Ao todo, são 812 vagas para cursos presenciais, distribuídas nos câmpus de Maringá (373), Cianorte (30), Cidade Gaúcha (32), Goioerê (125), Ivaiporã (75) e Umuarama (177).

    As inscrições vão até às 23h59 de domingo (30), no site oficial da DAA. É vedada a participação de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UEM. 

    Os candidatos devem indicar, no ato da inscrição, até cinco cursos, em ordem de preferência, para os quais desejam concorrer às vagas remanescentes. Também é obrigatório o preenchimento de um questionário sociocultural para efetivação da inscrição.

    O resultado dos selecionados será divulgado na próxima segunda-feira (31). Os aprovados deverão efetuar matrícula, exclusivamente pelo site da DAA, entre os dias 31 de março e 1º de abril. Os documentos necessários incluem CPF, documento de identificação com foto comprobatório de situação migratória e comprovante de conclusão do Ensino Médio com histórico escolar ou certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As informações completas sobre documentação estão disponíveis no edital.

    Os candidatos classificados em cada uma das etapas, que estiverem inscritos para o curso de Graduação em Música, em qualquer uma de suas habilitações, deverão ser submetidos à prova de habilidades específicas em música, conforme previsto na Resolução nº 004/2023-CEP.

    O ano letivo 2025 da UEM começa na próxima segunda (31), com diversas atividades voltadas à recepção dos calouros.

    Vagas remanescentes

    As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas ao final da terceira chamada dos vestibulares, do Processo de Avaliação Seriada (PAS), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Aprova Paraná Universidades. Os cursos com candidatos em lista de espera só terão suas vagas disponibilizadas após a finalização da convocação de todos os candidatos que manifestaram interesse. 

    O Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes é gratuito e com ingresso imediato no curso, representando uma oportunidade adicional para aqueles que desejam estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. 

    No dia 2 de abril, serão divulgadas as vagas remanescentes exclusivas para candidatos que concluíram o ensino médio.

    Vagas Remanescentes Ano Letivo de 2025 – 3ª etapa

    Prazo de Inscrições: de 28 a 30 de março de 2025

    Resultado: 31 de março de 2025

    Matrícula: 31 de março e 1º de abril de 2025

    Inscriçõessite oficial da DAA

    Comentários estão fechados.