Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Em 1997, a Apple era uma empresa de tecnologia em dificuldades e perto da insolvência. Dez anos depois, em 2007, tornou-se na primeira companhia da história a atingir uma avaliação de um trilião de dólares. A explicação para o sucesso da marca resume-se em uma palavra: branding.
Branding é o processo de definição e desenvolvimento da identidade de uma empresa, e aquilo que faz com que companhias como a Apple sejam mais do que apenas uma loja de computadores. O branding lida com as características emocionais, estéticas e morais de um negócio, ajudando-o a posicionar-se de forma única no mercado, fidelizar clientes e atingir um estatuto de culto.
Neste pequeno artigo, vamos aprender um pouco mais sobre branding e como este funciona.
Os fundamentos do branding
O que acontece quando uma empresa recorre a serviços profissionais de branding? Existem várias estratégias que podem transformar um negócio em uma marca de culto, mas estas tendem a seguir alguns fundamentos comuns.
Muito resumidamente, uma estratégia de branding pretende esclarecer as seguintes perguntas:
- Qual é a missão da marca? O branding procura comunicar valores que vão além do lucro. O verdadeiro propósito da Nike, por exemplo, é vender tênis esportivos, mas a missão da marca é “Trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo”.
- Quem é o seu cliente ideal? Definir um cliente ideal, ou “target audience”, é um dos fundamentos do branding porque guia o estilo de comunicação de uma marca. A comunicação de um banco deve ser séria para transmitir confiança aos clientes, enquanto a comunicação do TikTok (cujo cliente ideal são pessoas mais jovens) deve ser casual e divertida.
- O que a torna diferente? O branding também é usado para diferenciar uma empresa, destacando as suas características únicas dentro do nicho. A Red Bull, por exemplo, deixou de ser apenas “mais uma” bebida energética devido à sua inovadora e diferenciadora estratégia de patrocínios esportivos.
- Qual é a sua identidade visual? O elemento mais concreto do branding, cobrindo aspectos como o logotipo da marca, a sua paleta de cores, estilo de imagem, tipografia, etc.
Respondendo às quatro questões acima, você pode traçar uma estratégia de branding convincente para a sua marca. Para resultados mais rápidos e eficazes, considere contratar os serviços profissionais de uma agência de branding.
Casos icônicos de sucesso
Para terminar, vamos olhar para alguns casos de sucesso. Sem branding, algumas das empresas mais icônicas da história nunca teriam atingido uma dimensão de culto:
- Apple: O branding transformou uma empresa de computadores “aborrecida” em um símbolo de elegância, minimalismo e inovação. Atualmente, ter um produto Apple é uma espécie de símbolo de status;
- Tesla: Conseguiu dominar o seu mercado devido a uma estratégia de branding que não se focava apenas nos aspectos práticos dos carros elétricos (proteção ambiental, poupança energética, etc.), mas sim numa nova dimensão de “coolness” e futurismo;
- Disney: Tornou-se em um símbolo da cultura americana ao posicionar-se como uma marca multigeracional assente em conceitos como “família” ou “nostalgia”, promovendo slogans como “Disney: Where Dreams Come True” (“Disney: onde os sonhos se tornam realidade”).
Em conclusão, branding é tão ou mais importante para uma empresa moderna como ter um produto de qualidade. Com uma boa estratégia de branding, a sua empresa ou pequeno negócio pode chegar a novos patamares e atingir um estatuto de culto.
Comentários estão fechados.