Internet das Coisas e casa inteligente: como essas tendências têm se misturado no dia a dia?

Entenda como as tecnologias modernas estão transformando o cotidiano das pessoas através dos seus eletrodomésticos

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A internet transformou as nossas vidas de muitas formas e, mesmo décadas após ter se popularizado ao redor do mundo, continua ditando os rumos do setor tecnológico. A chegada da conexão móvel 5G trouxe grandes promessas e expectativas, criando a possibilidade de dar vida às verdadeiras “cidades do futuro”.

    Em planos de médio e longo prazo, espera-se que o 5G possibilite a criação de uma rede unificada de serviços e utilidades, garantindo uma praticidade sem precedentes na vida urbana. Esse conceito é conhecido como Internet das Coisas (ou Internet of Things, abreviado para IoT) e já vem sendo aplicado em menor escala na vida das pessoas, especialmente em tarefas domésticas.

    Aqui temos a união do IoT com outro tipo de tendência tecnológica: as casas inteligentes. Ambos os temas estão diretamente relacionados e representam bem o quão prático pode se tornar nossa rotina com a ajuda da tecnologia.

    O que é Internet das Coisas?

    O termo Internet das Coisas é utilizado para se referir a uma rede unificada de dispositivos que podem se conectar e trocar dados entre si, realizando suas funções sincronizadamente.

    No geral, todos esses aparelhos são categorizados como dispositivos inteligentes e automatizados, já que eles conseguem realizar certas atividades de forma automática (sem intervenção humana).

    O que é casa inteligente?

    Já as casas inteligentes se referem a residências equipadas com vários dispositivos smart. Dessa forma, a Internet das Coisas é aplicada dentro do próprio lar, a fim de facilitar diferentes processos cotidianos.

    Todos esses dispositivos costumam ser controláveis a partir de uma central de comando única: nosso smartphone. O celular também é um produto smart e, através dessa rede conectada, consegue enviar e receber dados de eletrônicos variados.

    Assim, o morador consegue fazer tudo com rapidez e praticidade apenas usando o smartphone. Não existe nem a necessidade de estar em casa para controlar seus eletrônicos – basta que o smartphone e o produto em questão estejam conectados à internet para tudo funcionar perfeitamente.

    Praticidade no dia a dia

    Existem muitas vantagens proporcionadas pela automação residencial. Com os dispositivos certos, é possível ligar ou desligar lâmpadas com um toque na tela do celular, destrancar uma porta remotamente ou até mesmo conferir o consumo de energia de tomadas específicas.

    Hoje já é possível encontrar uma grande variedade de eletrodomésticos equipados com tecnologia smart, indo desde uma geladeira até uma máquina de lavar. Através de apps específicos, torna-se possível controlar cada um desses eletrônicos com a mesma facilidade de qualquer outro item mais simples.

    No caso da geladeira, por exemplo, o usuário consegue ajustar a temperatura remotamente ou até mesmo ser alertado com notificações quando alguém deixar a porta aberta. Esses diferenciais tornam o dia a dia doméstico muito mais conveniente em diferentes aspectos da rotina.

    Comentários estão fechados.