Como Ir Curto em Criptomoedas

  • Ir curto (vender a descoberto) é parte fundamental do trade, e as criptomoedas, sendo um ativo comercial cotidiano, como qualquer outro, também está sujeito a esta prática. Pode ser lucrativo o suficiente, considerando que o mercado de cripto está muitas vezes em tendência de queda. Isso permite lucrar com esta estratégia, mesmo que a prática seja mais difícil do que a negociação tradicional.

    Dito isto, se você quer saber como comprar Ethereum, Bitcoin e todos os outros para ir curto, você precisa aprender algumas ideias ainda mais complexas – mais notadamente, contratos futuros e opções. Ir curto em cripto é feito através de opções de criptomoedas e contratos futuros de cripto, pois não há realmente uma maneira de fazer isso diretamente com as moedas.

    Venda à Descoberto Simplificada

    Para aqueles que não conhecem, ir curto é uma forma de apostar em um ativo (ação, commodity ou não) não com uma ideia de que ele vai subir em preço, mas, em vez disso, prevendo sua queda. É isso mesmo –  você ganha dinheiro com ativos que perdem seu valor. Funciona muito bem, exceto que envolve o empréstimo dos referidos ativos.

    Você precisa pegar emprestado um ativo, representado por algum valor em sua carteira de curto prazo. Então, você precisa esperar até que esse ativo tenha um preço mais baixo do que o original. Comprá-lo de volta nesta fase significa que você pode devolver seus ativos emprestados, mesmo que eles custem menos agora. A diferença é o seu lucro.

    Ir Curto com Cripto

    Com cripto, isso funciona de uma forma um pouco diferente. Eles não lhe emprestam a criptomoeda, seria desconfortável. Você pode, no entanto, assinar contratos com outras pessoas que permitem ou obrigam você a comprar ou vender a referida criptomoeda mais tarde. Esta é sua possibilidade de ir curto na criptomoeda de sua escolha.

    Estes contratos são geralmente emitidos para Bitcoin ou Ethereum em bolsas de cripto (como CryptoMarket, OKX, Binance, etc.), e são derivativos –ou seja, ativos subjacentes aos ativos reais que eles representam. Eles não têm o valor próprio, mas são contratos de tipo. Eles operam projetando qual será o valor do dito da cripto em algum momento no futuro.

    Então, vamos simplificar o processo: compre um futuro que o obrigue a vender 0,5 Bitcoin a 20.000 USD em 7 de fevereiro (números em grande parte aleatórios). Se o preço for muito mais baixo do que o de 7 de fevereiro, você ganhou. Isso significa que você pode comprar 0,5 Bitcoin naquele dia por, digamos, 10.000 USD e vendê-lo pelo dobro do valor.

    Você não precisa tê-lo em mãos para comprar o contrato futuro. Entretanto, se for um futuro, você terá que vendê-lo ou comprá-lo, dependendo do futuro. Para ir curto, você precisa vender contratos futuros. As opções também funcionam, mas elas só lhe dão o direito de vendê-las. Da mesma forma, dá à outra parte o direito de não comprá-las.

    Vale a Pena?

    O problema com esta abordagem é que os traders de cripto precisam elaborar estes contratos manualmente. Obviamente, há muitas pessoas que querem ir curto um ativo em baixa, mas o que dizer da outra parte? A outra parte deseja o oposto: que o ativo aumente seu valor.

    Se o valor contratual da moeda for maior que o valor de mercado em 17 de fevereiro, então o que foi curto é forçado a comprá-lo pelo valor real de mercado (digamos, 40.000 USD) a fim de vendê-lo sobre o valor escrito em um futuro (por exemplo, 20.000 USD). Este é um exemplo de uma má tentativa de venda à descoberto.

    Você pode ver que estas seriam mais escassas agora, o que significa que menos pessoas se arriscam na esperança de pegar uma venda à descoberto falhada. No final, isso significa menos vendedores.

    Foto: Envato Elements

    Comentários estão fechados.