Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade, conhecido como Hospital Zona Sul de Londrina, realizou no sábado (2) um mutirão de cirurgias infantis.
Foram atendidas 16 crianças com idades entre três e dez anos. O procedimento realizado foi a postectomia, indicado para casos de fimose.
A ação integra o programa Opera Paraná, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para ampliar o acesso a cirurgias eletivas e reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
As crianças atendidas são de sete municípios: Londrina, Cambé, Rolândia, Miraselva, Jaguapitã, Primeiro de Maio e Assaí. Todos fazem parte da 17ª Regional de Saúde.
Além dos procedimentos, o hospital organizou a ala cirúrgica com ambientação voltada ao público infantil. Também foram servidas refeições específicas para as crianças.
O Hospital Zona Sul é referência regional. A unidade tem cinco salas cirúrgicas, 26 leitos de enfermaria e realiza cerca de 800 procedimentos por mês.
Implantado em 2022, o Opera Paraná tem como foco acelerar a realização de cirurgias eletivas em todo o estado.
De 2021 a 2024, o número de procedimentos realizados pelo SUS no Paraná subiu de 331 mil para mais de 2 milhões. A média atual é de 2.100 cirurgias por dia.
O programa é financiado com recursos do Governo do Estado. Na primeira fase, foram investidos R$ 150 milhões. Na segunda, o valor chegou a R$ 450,6 milhões.