Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Neste sábado (10), o Paraná realizará o Dia D de Multivacinação, das 8h às 17h, com o objetivo de vacinar 300 mil pessoas. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), contará com a participação de mais de 10 mil profissionais de saúde, que estarão disponíveis para aplicar vacinas contra a gripe (Influenza), Covid-19, febre amarela, sarampo e outros imunizantes de rotina.
A expectativa é que a campanha atenda a toda a população, incluindo pessoas de todas as faixas etárias. As salas de vacinação em todo o estado já estão sendo confirmadas, com ampla divulgação para garantir o acesso das pessoas às doses.
Além das vacinas tradicionais, a vacina contra a dengue será aplicada para adolescentes de 10 a 14 anos em 217 municípios do estado. O imunizante chega como uma importante ferramenta no combate ao vírus e será disponibilizado nas regionais de Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Apucarana, entre outras.
Caminhões extras com vacinas contra gripe e Covid-19 também foram enviados para reforçar os estoques nos municípios de Londrina e Foz do Iguaçu. A ação conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e do Ministério da Saúde.
Com a vacinação, espera-se aumentar a proteção da população, controlando a disseminação de doenças e fortalecendo a saúde pública no estado. A meta de 300 mil doses aplicadas será um marco importante para a saúde coletiva no Paraná.