Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) registrou 85.934 doses da vacina contra a gripe aplicadas em apenas uma semana no Estado.
A campanha de imunização contra a Influenza começou antecipadamente no Paraná, com início no dia 1º de abril, enquanto a campanha nacional teve início oficial nesta segunda-feira (7).
Neste ano, o público-alvo da vacinação no Paraná é formado por 4.931.410 pessoas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 90% de cada grupo prioritário, que inclui crianças, idosos e gestantes.
Desde o começo da campanha, o Estado já distribuiu 1.176.000 doses da vacina entre os 399 municípios. A previsão é de que mais 900 mil doses cheguem ao Estado ainda nesta semana.
No ano passado, o Paraná alcançou 58,93% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários e 75,01% entre os povos indígenas vivendo em terras indígenas. Em números absolutos, o Estado ficou em quarto lugar no ranking nacional de vacinação contra a gripe, com 3.447.319 doses aplicadas — atrás do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
“Queremos vacinar o maior número possível de pessoas dentro de cada grupo prioritário e evitar que mais paranaenses sejam acometidos pelo vírus da influenza. Contamos com o apoio de todos os municípios em mais uma campanha, para que realizem ações estratégicas em suas regiões, possibilitando mais acesso às vacinas”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A campanha de vacinação contra a gripe começou primeiro nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No Norte do Brasil, a vacinação será realizada no segundo semestre, seguindo o comportamento de circulação do vírus em cada região do país.
Quem pode se vacinar?
O público prioritário inclui crianças a partir de seis meses até menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, pessoas em situação de rua, membros das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento.
Também estão incluídas pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
Dados sobre a Influenza no Estado
De acordo com o 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado em março pela Sesa, o Paraná já registrou 50 casos e cinco mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas por Influenza neste ano — quatro delas por Influenza A (H1N1) e uma por Influenza B.
Comentários estão fechados.