Paraná renova frota de veículos para transplantes e agiliza logística de doações

Com investimento de R$ 1,9 milhão, Estado reforça transporte de órgãos e equipes médicas, mantendo liderança em doações no Brasil.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Paraná recebeu 18 novos veículos destinados ao Sistema Estadual de Transplantes, com um investimento de R$ 1,9 milhão. A entrega, realizada nesta segunda-feira (23), marca a maior renovação da frota da história do órgão. Nove veículos ficarão em Curitiba, e os demais serão distribuídos entre Londrina, Maringá e Cascavel.

    A aquisição busca melhorar a logística no transporte de órgãos e equipes médicas, essencial devido ao curto tempo de isquemia. O Estado também conta com duas aeronaves da Casa Militar, disponíveis 24 horas para o transporte aéreo.

    Atualmente, o Paraná lidera nacionalmente em doações de órgãos, com 42,3 doações por milhão de habitantes, e registrou um aumento no número de transplantes de órgãos sólidos, atingindo 574 procedimentos de janeiro a agosto de 2024. A maior demanda é por transplante de rim, com 2.222 pacientes na fila de espera.

    As doações ocorrem somente com a autorização das famílias, e o Setembro Verde é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A coordenação do Sistema Estadual de Transplantes reforça a necessidade de diálogo entre familiares sobre o desejo de ser doador.

    Comentários estão fechados.