Paraná confirma 262 novos casos de dengue e monitora risco de epidemia em 9 cidades

Estado confirma 262 novos casos de dengue na última semana; Sesa reforça a importância de eliminar focos do Aedes aegypti para evitar epidemias.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou o boletim semanal sobre a dengue no estado, revelando que 262 novos casos foram registrados na última semana, sem óbitos. Desde o início do período epidemiológico, em 28 de julho de 2024, o Paraná acumula 12.368 notificações e 1.651 casos confirmados de dengue. Ao todo, 315 municípios notificaram ocorrências da doença, e 180 deles confirmaram casos positivos.

    Além da dengue, o boletim trouxe atualizações sobre outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Foi confirmado um caso de chikungunya, com 76 notificações da doença no estado, e duas notificações de Zika vírus, sem novos casos confirmados.

    O boletim de infestação predial, que monitora a presença do Aedes aegypti nos municípios, revelou que 376 cidades do Paraná estão infestadas, representando 94,2% do estado. Entre 1º de julho e 31 de agosto, nove municípios foram classificados como estando em risco de epidemia de dengue. Cinco das cidades em situação de epidemia são: Floraí, Arapongas, São Carlos do Ivaí, Santa Isabel do Ivaí e Atalaia. Além disso, 88 municípios estão em estado de alerta e 237 apresentam situação satisfatória quanto ao Índice de Infestação Predial (IIP).

    Floraí, no Norte do estado, apresentou o maior índice de infestação predial, com um IIP de 5,6%. A Secretaria da Saúde reforça a necessidade de eliminar focos de água parada para evitar a proliferação do mosquito.

    Confira o boletim semanal completo AQUI . Mais informações sobre a dengue estão neste link.

    Comentários estão fechados.