A Prefeitura de Sarandi divulgou no fim de semana carta aberta à população reforçando a importância da mobilização contra dengue, que será marcada com ‘arrastão’ nesta sexta-feira (15), inclusive com fechamento da prefeitura e engajamento de servidores e voluntários. A mobilização expressa adesão do município à campanha do governo estadual ‘Todas as primeiras-damas contra dengue’.
O texto lembra que o município, assim como tantas outras cidades, está em alerta máxima contra o mosquito transmissor da dengue e, portanto, os cuidados devem ser redobrados. “Chuva e calor favorecem a reprodução do mosquito, situação que piora se você não adotar medidas de prevenção. A orientação mais importante é: não deixe água parada. Lembrando sempre: a dengue mata!”, lembra o texto.
“Portanto, fique atento a utensílios que podem acumular água. Esvazie pratos, vasos, garrafas e pneus; mantenha caixas d´água fechadas, limpe calhas e não deixe acumular lixo e entulhos. Não descarte lixo e resíduos de qualquer natureza em terrenos baldios. E muito menos em vias públicas. Quando é feito isso, se reduz as áreas que podem servir de criadouros para o mosquito”, afirma a carta.
A carta lembra que ‘a eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação da doença. Somente com esse entendimento e a aplicação de medidas de prevenção, é possível reduzir a proliferação do mosquito e a ocorrência de casos de dengue que a cada dia deixam mais pessoas de cama. Em muitos casos, a doença se agrava e pode até levar à morte’.
O município não tem dado trégua à dengue. “Temos realizado mutirões de limpeza e instalamos ambulatório específico para atendimento de pessoas com sintomas da dengue”, afirma o secretário de Saúde, Márcio Manoel. A UBS Aurora funciona de segunda a sexta, das 9 às 21 horas, com equipe especializada para tratar da doença, inclusive com aplicação de soro quando necessário.
O documento distribuído no fim de semana reforça que o sucesso da mobilização depende da ajuda e apoio de todos. ‘No dia do ‘arrastão’, deixe utensílios e recipientes que podem acumular água em frente às suas casas para retirada. Não serão recolhidos bens inservíveis, como sofás, resíduos de construção, móveis velhos, madeira, lixo e entulhos’.
Fotos: Prefeitura de Sarandi
Comentários estão fechados.