Lábios selados: Colar os lábios com esparadrapo para dormir teria efeitos positivos?

O hábito de dormir com a boca tapada com esparadrapo se popularizou nas redes sociais. Mas o que a ciência tem a dizer sobre isso? É seguro?

  • Por Vitor Germano

    Como tantas outras modas nos tempos em que vivemos, tudo começou na rede social. Especificamente neste caso, no TikTok.

    Em um vídeo, uma pessoa diz que ela tem mais energia. Outros declaram benefícios como um queixo mais belo, humor e digestão melhores, saúde da pele, redução de hálito, etc. Os supostos benefícios de colocar um esparadrapo sobre os lábios na hora de dormir, forçando a boca a ficar fechada, se espalharam pelas redes sociais americanas. O que a ciência tem a dizer sobre tudo isso? Sequer é seguro?

    Respiração nasal

    Ann Kearney, uma otorrinolaringologista na universidade de Stanford apontou que há vantagens significativas em respirar pelo nariz — De dia e de noite. A respiração nasal é “mais eficiente e eficaz” — O caminho nasal serve para umedecer e filtrar o ar, removendo micróbios e poeira, potencialmente ajudando a evitar certas doenças.

    Dormir de boca aberta resulta em acordar com a boca seca, o que pode causar cáries, hálito ruim, uma voz rouca, e lábios ressecados. Nesse sentido, o esparadrapo pode até ajudar a manter a boca fechada — mas há pouco estudo sobre o assunto.

    Um destes estudos buscava observar se a prática poderia ajudar com certos distúrbios do sono tal como a apnéia noturna, que ocorre quando seu caminho nasal é parcial ou inteiramente bloqueado, fazendo com que a respiração seja interrompida periodicamente durante a noite. Dentre 20 pacientes com apnéia levemente obstrutiva, 13 foram observados roncando menos com o esparadrapo, o ronco sendo um dos principais indicadores da condição.

    Outro estudo, com 30 pacientes que tendiam a respirar pela boca durante o sono corroborou a observação de que uma tira de esparadrapo reduziu o ronco.

    Dr. Andrew Wellman, um especialista na medicina do sono no Hospital de Mulheres de Boston, disse que enquanto a prática não é uma cura para uma condição como apnéia noturna, ela pode reduzir os roncos consequentes da condição — O que, para quem compartilha uma cama com um(a) parceiro(a), pode melhorar a qualidade do sono deste(a).

    Não há nenhuma evidência científica para os outros benefícios que se popularizaram no TikTok, como pele mais bonita, no entanto.

    O esparadrapo não é seguro pra todo mundo

    Nem todos devem tentar o esparadrapo, Dr. Kearney adverte que se você tem problemas com um nariz trancado frequentemente, ou ouve a própria respiração quando está respirando pelo nariz, você não deve arriscar. Ao invés disso, você deve buscar um otorrino: Isso pode ser o indicador de um problema anatômico como um desvio de septo, uma alergia, sinusite, ou congestão crônica.

    Se você frequentemente se vê roncando ou acordando mais cansado do que deitou, médicos recomendam buscar um especialista ao invés de tentar truques aprendidos na internet. É importante compreender as causas do seu problema. Se você decidir tentar mesmo assim, é importante usar esparadrapo, e não uma fita adesiva comum. A fita não pode irritar a pele, e tem que sair com facilidade, ela está lá não para selar sua boca, mas para lembrar seus músculos de relaxar.

    O recomendado pelos médicos é começar de dia, acordado: Dez minutos, depois vinte, e ir avançando assim. Após algumas semanas, se nada estiver errado, seu corpo vai se acostumar a respirar pelo nariz, e você pode tentar dormir com a boca colada.

    Mas é importante lembrar que pequenos ajustes como este, embora possam fazer bem, dificilmente vão transformar sua condição de saúde radicalmente. A infeliz verdade é que nenhum truque vai transformar sua condição de saúde do dia pra noite. Não tem um caminho único e fácil para consertar seu sono.

    Fonte Original: New York Times

    Comentários estão fechados.