Dia 11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data marca um alerta para um problema de saúde público e que coloca em risco a qualidade de vida e é um dos fatores que colabora para o surgimento de outras doenças.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos problemas mais graves de saúde. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões com obesidade.
A nutricionista do Plano Santa Casa Saúde, Carla Fioroto, explica os problemas que a obesidade pode causar na saúde. “A obesidade afeta a maioria dos sistemas do corpo. Atinge coração, fígado, rins, articulações, sistema reprodutor, o que pode levar a uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC), câncer e problemas de saúde mental”.
Carla Fioroto também dá orientações de hábitos que previnem a obesidade:
- Aumente o consumo de verduras e legumes, grãos integrais e feijões. Importante consumir ½ prato de verduras e legumes ao dia;
- Consuma no mínimo 3 frutas frescas ao dia;
- Prefira azeite de oliva em pequenas quantidades para temperar e cozinhar os alimentos;
- Evite bebidas e alimentos açucaradas em excesso;
- Abuse dos temperos frescos e secos para as preparações, assim, usará menos sal;
- Reduza o consumo de alimentos industrializados;
- Evite distrações ao comer, como celular, televisão e computador;
- Evite frituras em excesso;
- Pratique exercício físico, pelo menos 3x na semana.
Imagem: Freepik / Foto criada por @jcomp
Comentários estão fechados.