Com Farmácia Móvel, Maringá distribui mais de meio milhão de unidades de medicamentos em 2022

Além da distribuição gratuita, a comunidade é orientada sobre aspectos como dosagem correta e a melhor forma de conservação do produto.

  • Por Gabriela Cadamuro e Murillo Saldanha / Foto: Arquivo / PMM  Uma das ações é o projeto ′Farmácia Móvel′, que atende todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em dia estabelecido, de acordo com calendário prévio, com a distribuição de medicamentos. No ano passado, mais de meio milhão de unidades de medicamentos foram distribuídos. Com o ′Farmácia Móvel′, foram dispensadas 585.109 unidades de medicamentos para 5.086 pacientes. A dispensa vai além da distribuição do produto e está relacionada à informação sobre o uso adequado e racional.

    “O foco da ação é que, além de fornecer o remédio, os pacientes sejam orientados sobre como devem fazer o uso da melhor forma possível, evitando riscos e prejuízos”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

    Nessa perspectiva, além da distribuição gratuita, a comunidade é orientada sobre aspectos como dosagem correta, influência dos alimentos, interação com outros medicamentos, reconhecimento de reações e a melhor forma de conservação do produto.

    “Nesse formato, a Farmácia Móvel é uma estratégia de saúde fundamental para promoção da qualidade de vida e promoção à saúde e não apenas de forma individual, mas também coletiva  com ganho para toda a sociedade”, diz o secretário.

    O medicamento Fluoxetina 20mg cápsula, indicado para tratamento de depressão e ansiedade, foi o mais distribuído aos pacientes. O calendário de atendimento da Farmácia Móvel é publicado trimestralmente no site da Prefeitura (clique aqui para conferir a programação até março de 2023). Os pacientes podem procurar a ′Farmácia Móvel′ com receita em mãos, no dia programado para a UBS de referência, para verificar a disponibilidade do medicamento. O projeto funciona das 8h às 12h.

    Comentários estão fechados.