Setembro Amarelo: conscientização e prevenção ao suicídio

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil aproximadamente 12 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos.

  • A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente do Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza desde 2014 a campanha de prevenção ao suicídio no mês de setembro, conhecida também como Setembro Amarelo.

    O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado oficialmente em 10 de setembro, mas a campanha ocorre durante o mês todo e a iniciativa, por parte da associação, durante o ano todo.

    O Setembro Amarelo visa conscientizar sobre os sinais que alertam para a possibilidade de tentativa de suicídio por parte de uma pessoa. Alguns deles são: ficar mais recluso, falar muito sobre sumir, não ter mais esperança, mudar o comportamento repentinamente.

    Em 2021, o tema da campanha foi “Agir salva vidas”, já nesse ano de 2022, o tema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

    Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), todos os anos, aproximadamente 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram suas vidas todos os anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

    A OMS estima também que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. No que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos.

    O Setembro Amarelo possui um site oficial completo com explicações, guias e inúmeros materiais disponíveis e gratuitos sobre a prevenção ao suicídio. São materiais diversos, direcionados para os mais diferentes tipos de públicos. Clique AQUI para acessar.

    O CFM também disponibiliza a cartilha “Suicídio: informando para prevenir”. Para acessá-la clique AQUI.

    A campanha e as instituições buscam conscientizar para a prevenção e tratamento. Por isso, é importante saber onde procurar ou encaminhar AJUDA.

    Alguns serviços são:

    CVV (Centro de Valorização da Vida), no 188 e site cvv.org.br

    Caps

    Unidades em Maringá:

    CAPS I
    Local: Rua Pioneiro João José Queiroz, esquina com, R. Ignes Gongora, S/N, Jardim Ipanema
    Horário de atendimento: das 7h às 19h.
    Contato: 3309-45033

    CAPS II
    Local: R. Alfredo Pujol, 733, Zona 5
    Horário de atendimento: das 7h às 18h
    Contato: 3901-1139

    CAPS III
    Local: R. Pioneiro João José Queiroz, S/N, Jardim Ipanema

    O Hospital Municipal:

    Atende emergência psicológica 24h

    UBSs:

    Possuem psicólogos em todas as unidades

    SAMU 192

    Com informações da Agência Brasil / Imagem: Setembro Amarelo

    Comentários estão fechados.