Como elaborar um artigo científico segundo a ABNT?

ABNT

O desenvolvimento e a apresentação de um trabalho científico ou projeto acadêmico podem incluir diversos detalhes que possam passar despercebidos pelos alunos, mesmo após alguns anos de graduação.

Para isso, é essencial que você identifique os pontos de maior dificuldade na hora de realizar seu projeto e também confira alguns exemplos de trabalhos acadêmicos prontos, a fim de esclarecer dúvidas mais pontuais sobre projetos científicos.

Pensando nisso, hoje iremos ver alguns pontos e possíveis caminhos para a realização de um trabalho acadêmico com excelência. 

Domínio do texto e da linguagem

O primeiro fator a se observar dentro da elaboração e desenvolvimento de textos científicos é o uso da linguagem formal e o domínio da escrita. De acordo com Maria do Carmo Silva Soares, o uso inapropriado da linguagem é um fator que pode acarretar numa queda de qualidade drástica no resultado final de um projeto acadêmico.

Portanto, alguns pontos da escrita são essenciais para um bom desenvolvimento de seu texto ou artigo científico:

  • Sempre exercitar o hábito da leitura
  • Estudar o idioma
  • Clareza e coesão ao longo do texto
  • Conectividade entre os tópicos do artigo
  • Use argumentos sólidos e dados 
  • Esteja sempre aberto a críticas

Dentro destes, o último tópico diz respeito claramente à relação entre aluno e professor ou orientador. O orientador será o responsável pelas correções realizadas em seu artigo antes de ele ser apresentado e defendido perante uma banca examinadora.

Portanto, estar aberto a críticas pode trazer uma visão de fora e imparcial para o andamento da parte escrita de seu projeto.

Outro ponto essencial, também, diz respeito à coesão de seu artigo científico. É importantíssimo que os tópicos estejam dispostos em ordem correta e adequada para seu formato (monografia, TCC, artigo ou periódico, por exemplo) para assim, seus argumentos possuírem conectividade e sentido dentro do texto, visto que textos científicos possuem um caráter dissertativo-argumentativo.

Normas acadêmicas e estrutura de artigos acadêmicos

Outro fator importante, além da escrita formal, na hora de elaborar um artigo científico é o domínio de regras e normas acadêmicas que regem a comunicação científica no Brasil.

Sim, estou falando de regras e normas colocadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou ABNT. Esta associação é responsável por padronizar toda a comunicação científica em território nacional.

Essa padronização é importante para permitir compreensão e entendimento acerca de artigos científicos independente de onde ele seja produzido. Logo, com formatos de textos padronizados, o mundo acadêmico pode se comunicar com mais precisão, entendimento e facilidade.

Mas, quais regras são essas? E como utilizá-las de forma adequada em meu projeto? Bem, as regras da ABNT para a escrita de artigos científicos não são nenhum bicho de sete cabeças, como muitos dizem. No entanto, requerem atenção para seu domínio.

Todas estas regras dizem respeito à estrutura do artigo científico. São tratados nelas pontos como margem usada no artigo, espaçamento entre as linhas, fonte e tamanho da fonte utilizada e até as referências bibliográficas presentes no artigo.

As normais atuais da ABNT para a elaboração de um TCC ou monografia são:

  • Folha com tamanho A4
  • Capa segundo instruções da ABNT contidas na resolução NBR 14724
  • Possuir uma folha de aprovação
  • 3 centímetros de margem para as margens superior e esquerda
  • 2 centímetros de margem para as margens inferior e direita
  • Fonte Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da fonte deve ser 12
  • Utilização de itálico para expressões e palavras em outra língua
  • Alinhamento justificado no artigo
  • Referências bibliográficas
  • Citações e notas de rodapé segundo as resoluções NBR 6023 e 10520
  • Paginação do artigo segundo a resolução NBR 14724

Pode parecer muito, mas o segredo é editar o seu Microsoft Word ou outro programa similar com as determinações da ABNT.

Por exemplo, antes de se começar todo o artigo, já pode-se selecionar o espaçamento entre as linhas, o alinhamento do texto e também a margem. Ter essas opções pré-selecionadas de acordo pode agilizar todo o processo de escrita do artigo.

Conclusão

Como vimos, as especificações requeridas pela ABNT na hora de elaborar um artigo acadêmico são várias. No entanto, com empenho e dedicação acerca do estudo destas normas, o processo de escrita de um artigo nesses padrões acaba sendo quase automático.

Também, é essencial estar sempre pesquisando diversos artigos científicos online para ir se familiarizando com a linguagem utilizada pela ciência e com a linha argumentativa seguida no meio científico e acadêmico.

Últimas vagas de Empregos