Grammy 2021: saiba tudo sobre o evento que abre a temporada de premiações

Acompanhar a temporada de premiações da cultura pop já virou uma tradição no início do ano: ver os ricos e famosos no red carpet, se divertir com os apresentadores, saber quem ganhou ou quem perdeu — assim como conferir as polêmicas que sempre rolam por causa disso.

Infelizmente, a temporada de prêmios 2021 será um pouco diferente por conta da pandemia de covid-19. Mesmo assim, uma parte da diversão está garantida para os espectadores: as festividades começam com o Grammy 2021, que reconhece os artistas que mais se destacaram no ano que passou e está marcado para o próximo dia 31 de janeiro., domingo Ainda não foi divulgado como a festa será, exatamente — tudo que sabemos é que a cerimônia será apresentada pelo comediante Trevor Noah, ao vivo de Los Angeles, e que haverá um número reduzido de convidados no Staples Center, para evitar aglomerações.

Outro “mistério” é sobre os shows do Grammy 2021: ainda não foram divulgados os artistas participantes, nem o formato em que eles vão ocorrer: serão à distância ou gravados, como no VMA, ou acontecerão direto no palco da premiação? Mas podemos esperar alguns dos principais indicados dessa edição, como Beyoncé, Dua Lipa, Roddy Rich e Taylor Swift.

Os indicados ao Grammy 2021 — e a polêmica com The Weeknd

Sobre os indicados, há muitos destaques positivos — mas também algumas polêmicas. Começando por aquilo que deu o que falar já quando os indicados foram anunciados, no fim de novembro, o canadense The Weeknd foi completamente ignorado pela Academia. Mesmo que seu álbum After Hours e músicas como Blinding Lights tenham feito enorme sucesso em 2020, o artista não foi mencionado em sequer uma das mais de 80 categorias.

Os motivos para isso permanecem apenas em especulação, mas acredita-se que tenham a ver com a recusa de The Weeknd em cancelar sua apresentação no Super Bowl — que acontece uma semana depois do Grammy 2021. Outra linha de pensamento diz que The Weeknd teria se inscrito apenas para categorias de música pop e não nas de R&B, onde costumava ser reconhecido. Essa “segregação” seria uma amostra de racismo da Academia, uma vez que as categorias pop tem uma presença muito maior de artistas brancos. Já Justin Bieber está concorrendo aos prêmios pop, mesmo com álbum voltado ao R&B — que foi pouco elogiado pela crítica especializada, diga-se de passagem.

O ano das mulheres no Grammy

Em contrapartida à polêmica com The Weeknd, outra minoria — as mulheres — deve ganhar muito reconhecimento no Grammy 2021. Beyoncé foi a artista com o maior número de indicações: foram nove, incluindo duas para Gravação do Ano (por Black Parade e Savage, em que participou na música de Megan Thee Stallion), além de indicações para Música do Ano, Melhor Performance e Melhor Música R&B pela primeira canção e outras duas menções em categorias de rap pela segunda.

O álbum visual Black Is King e a música Brown Skin Girl também estão concorrendo. Desse modo, Queen Bey se torna a mulher com mais indicações na história do Grammy — 79 — e empata com Sir Paul McCartney no segundo lugar geral. A frente dela, apenas o próprio marido, Jay-Z, e o lendário produtor Quincy Jones, com 80 indicações.

Taylor Swift, com seu álbum Folklore — lançado de surpresa no segundo semestre — e a música Cardigan, garantiu menções em seis categorias. A britânica Dua Lipa, que ficou no centro dos holofotes com o disco Future Nostalgia e sucessos como Don’t Start Now também está concorrendo a seis prêmios. Ainda no “clube dos seis” temos o rapper Roddy Ricch, que está por trás de dois dos principais hits de 2020: Rockstar, em parceria com DaBaby, e a canção própria The Box.

Mais mulheres no rap e no rock

Voltando à presença feminina no Grammy 2021, duas das principais revelações são rappers mulheres: Doja Cat, dona do mega sucesso Say So e Megan Thee Stallion, de Savage, estão concorrendo a três e quatro categorias, respectivamente, além do prêmio de Artista Revelação.

A garota prodígio Billie Eilish também está no páreo para levar quatro estatuetas, com suas canções Everything I Wanted e No Time to Die, esta última produzida para o novo filme de James Bond. Jhené Aiko é outra mulher que merece destaque, por suas três menções com o elogiado disco Chilombo.

Brittany Howard — que, além de sua carreira solo, também é conhecida como a vocalista da banda Alabama Shakes — têm cinco indicações. Falando nela, é importante reparar que a categoria de Melhor Performance de Rock conta apenas com mulheres em sua lista de indicadas: além de Howard, há Fiona Apple, Big Thief, as irmãs da banda Haim,  Grace Potter e Phoebe Bridgers. Esta última, aliás, é outra concorrente ao prêmio de Artista Revelação.

Por fim, precisamos destacar a dupla Chloe x Halle: descobertas por Beyoncé, as gêmeas entregaram um dos melhores álbuns de 2020, com Ungodly Hour e concorrem a três Grammys no dia 31. Por outro lado, Lady Gaga — que chamou a atenção do público no ano passado com seu Chromatica —, está concorrendo a apenas duas estatuetas: Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo, por Rain on Me (parceria com Ariana Grande) e Melhor Álbum Pop, sendo ignorada nas categorias principais. Halsey (com o álbum Manic), e Selena Gomez (Rare) e FKA Twigs (Magdalene) também não receberam qualquer menção da Academia.

83 categorias e muita música boa para ouvir

Para terminar, precisamos observar que há muitos nomes que ficaram de fora — afinal, são 83 categorias e não poderíamos falar de todas nessa matéria sem acabar escrevendo um livro!

Além de todos que citamos aqui, também recomendamos dar uma conferida no grupo de soul Black Pumas, e nos álbuns mais recentes de Jacob Collier e do rapper Post Malone, que também garantiram menções nas categorias mais importantes do Grammy 2021. Além disso, vale mencionar que o fenômeno coreano BTS aparece pela primeira vez na premiação, pela canção Dynamite e pela arte do disco Love Yourself: Tear.

Não há nenhuma playlist oficial da organização para ouvir as músicas e álbuns indicados. Porém, basta fazer uma pesquisa em qualquer aplicativo de streaming para encontrar algumas listas feitas por usuários com as principais canções e artistas. Se você quer assistir, ao vivo, tudo que vai acontecer na premiação mais importante da música mundial, é só ligar na TNT na noite do próximo dia 31 de janeiro para assistir ao Grammy 2021 — é no canal 648 da Vivo TV.

Últimas vagas de Empregos