Por que alugar um chiller para sua empresa

É preciso analisar sempre. Quanto maior o poder de refrigeração, mais pesado vai ser o equipamento / Divulgação

Empresas, indústrias e empreendimentos comerciais diversos que precisam de ambiente climatizado sabem da importância dos equipamentos que compõem o sistema. A refrigeração de água gelada por meio de chiller, fan coils e rooftops oferecem conforto térmico, segurança para colaboradores, clientes e condições ideais para a maior vida útil dos aparelhos.

O sistema de refrigeração de água gelada é um investimento que traz retorno em diferentes instâncias – inclusive economia nos gastos com energia que pode chegar a 50%. Também favorecem a circulação, a filtragem e a renovação do ar. Isso contribui para um ambiente mais saudável, principalmente, onde há grande fluxo de pessoas.  

Os responsáveis por grandes empreendimentos precisam estar atentos quanto à necessidade de reforçar o sistema ou promover uma pausa estratégica.

Neste contexto, a locação de um chiller pode oferecer a segurança para o funcionamento normal, seja como complemento diante de um aumento de demanda, na substituição temporária para uma manutenção ou para prover a refrigeração ideal em uma situação emergencial.

Vantagem do aluguel do chiller

A compra dos aparelhos de refrigeração pode impactar o orçamento das empresas de forma significativa. A aquisição não exclui a necessidade de se contratar toda uma equipe especializada para o manuseio dos equipamentos, o que pode gerar ainda mais gastos.

Ao contratar o aluguel, o cliente tem acesso a um serviço personalizado, seja de forma temporária, em uma etapa de expansão da capacidade, em uma situação emergencial ou com um objetivo permanente.

A equipe técnica da empresa locadora avalia as necessidades dos contratantes para determinar o equipamento com a potência adequada para a refrigeração dos ambientes ou para o incremento de um sistema já existente. As locatárias ainda oferecem suporte técnico desde a projeção até a operação ou, quando for o caso, a desmobilização.

Entre os benefícios da locação estão ainda o acesso a todos os acessórios para o funcionamento adequado dos chillers e a assistência técnica especializada que pode ser acionada 24h. Em caso de defeito, a locatária providencia a troca imediata dos equipamentos. Quem aluga conta com manutenções preventivas, garantindo que o sistema funcione na sua melhor capacidade.

Se ainda assim a empresa desejar comprar um equipamento, a locação pode ser uma alternativa na etapa de transição. É possível contratar o serviço para testar a potência necessária antes da aquisição definitiva. O período da locação também pode ser usado para capacitar os colaboradores permanentes a operar corretamente o sistema.

Chiller: características dos modelos

Geralmente o chiller trabalha em conjunto com os fan colls, a parte mais visível do equipamento. Alguns modelos podem ser compactos, medindo um metro de largura e todos possuem display de leitura para as pressões e temperaturas de sucção e descarga.

Os aparelhos mais modernos podem programar o horário de funcionamento ou os períodos em que deve parar ou se desligar automaticamente.

Equipamentos com potência de 80 a 375 TR têm dois circuitos de refrigeração. Chillers de até 190 TR contam com dois compressores e capacidade mínima variando entre 17% e 21%. Os de 200 TR a 285 TR têm três compressores, com capacidade mínima de 14% e os de 310 TR a 375 TR totalizam quatro compressores e capacidade mínima de 10%.

Alguns possuem controle micro processado, o que permite o monitoramento permanente e em tempo real do desempenho. O sistema exibe um diagnóstico de falhas, se houver, facilitando a tomada de decisões em casos de erros.

Quanto maior a potência do aparelho, maior o peso. Chillers de até 155 TR pesam menos de três toneladas. Os que possuem potência de 175 TR a 200 TR pesam entre três e quatro toneladas. Entre quatro e cinco toneladas de peso estão os de 230 TR a 285 TR.

 

Últimas vagas de Empregos