Conferência para de Desenvolvimento de Software no Brasil reúne palestrantes da Google, Facebook e Netflix

  • QCon São Paulo (Fonte: QCon São Paulo – Twitter)

    Celebrando seus 10 anos de existência, a edição brasileira da QCon ocorreu em São Paulo, nos dias 6 a 8 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, tendo profissionais de alta senioridade no desenvolvimento de software como participantes e palestrantes do evento.

    O QCon propiciou trocas de experiências e contatos entre as diversas esferas de desenvolvimento voltado para a WEB. Foram apresentadas soluções inovadoras e casos reais através de inúmeros tópicos abordados por profissionais de engenharia de software. Empresas como Google, Facebook, Instagram, Netflix e Spotify se fizeram presentes. A edição especial também contou com especialistas e fundadores de iniciativas brasileiras, como OLX, iFood e Nubank.

    O público da conferência se dividiu em várias trilhas de seminários de acordo com as áreas de interesse, cada uma delas mediadas por grandes nomes de cada tópico. A seguir, algumas das trilhas do dia de abertura do evento: Front-end Moderno, Java e JVM: Inovações no ecossistema e linguagem, microservices: melhores práticas e padrões, armazenamento e processamento de bigdata e Solutions Track.

    Diversas atrações

    Uma das exposições possuiu o tema “Performance Web: como identificar e remover os gargalos da execução e aplicação”. Este assunto é importante para o desenvolvimento WEB, principalmente para serviços que demandam responsividade. Empresas de jogos virtuais, sobretudo aqueles ricos em detalhes, animações e efeitos especiais, como é o caso dos jogos de cassino online brasil, são os principais beneficiados com o tema proposta pela palestra.

    Dessa forma, a palestra possui enfoque no que é preciso para que o usuário final possa desfrutar o máximo da experiência e aumentar seu tempo de permanência em páginas da WEB. O palestrante focou na dinâmica de execução dos códigos no browser e os fatores que podem dificultar esse processo, trazendo formas de visualizar e corrigir esses gargalos de performance.

    Novidades do evento neste ano

    Women in Data Science (Fonte: QCon São Paulo – Twitter)

    Além das empresas brasileiras, os inscritos na QCon tiveram acesso a uma gama de conteúdo de multinacionais e transmissão ao vivo de palestras com especialistas de alto nível em outros países, propiciando o máximo do intercâmbio profissional na conferência de maior senioridade no Desenvolvimento de Software e WEB.

    Este ano, o evento contou com mais de 1500 participantes e 100 palestrantes, divididos em 16 circuitos de palestras e debates, que se estenderam nos períodos de manhã e tarde nos três dias, com intervalos de almoço e coffee breaks. No segundo dia de evento, à noite, os inscritos na conferência ganharam acesso livre à Community Night, um subevento destinado ao intercâmbio com grandes comunidades de desenvolvimento de software, como os grupos Sou Java, Women in Data Science, Woman in Tech, dentre outros.

    Considerações

     A QCon Brasil foi organizada pela equipe do InfoQ, um serviço online voltado para o conhecimento técnico de alta qualidade e inovação para comunidades de desenvolvedores, contendo portais nos idiomas Português, Inglês, Francês, Mandarim e Japonês. Para a realização da conferência em 2019, o grupo contou com o patrocínio de grandes empresas, como OLX, Oracle, MySQL, Uber, Mercado Livre, entre outras.

    Comentários estão fechados.