Londrina (PR) recebe exposição ‘Múltiplo Leminski’

  • Foi inaugurada na última sexta-feira (15/03), no Museu Histórico de Londrina, Paraná, a “Múltiplo Leminski”, mostra que reúne mais de mil objetos pessoais de Paulo Leminski (1944-1989), que completaria, neste ano, 75 anos. Na exposição, o público pode conferir o conjunto da obra do escritor e poeta paranaense, entre poesias rascunhadas em guardanapos, quadros, coleção de dicionários, entre outras curiosidades que compõem sua atmosfera cultural. A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de junho de 2019.

    A ideia do projeto, que já está em sua 10ª. edição, é manter viva a memória e a obra singular do poeta multifacetado, que também era músico, compositor, romancista, tradutor, roteirista, ensaísta, judoca e publicitário. ‘Múltiplo Leminski’ é o resultado de uma ampla pesquisa que terminou na catalogação da produção completa do artista, trazendo para o público todas as suas expressões.

    Dividida em diversos espaços cênicos e instalações, a mostra que já passou por Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá, chega a Londrina com mais uma galeria de grafites produzidos nas edições anteriores, além de uma nova obra assinada por artistas locais. “A obra de Leminski é atemporal e continua conversando com os diversos públicos e a cada edição vamos redescobrindo e ressignificando certos aspectos”, conta Aurea Leminski, uma das filhas do artista.

    A exposição itinerante, criada em 2012, conta com a curadoria de Alice Ruiz, Estrela Ruiz Leminski e Aurea Leminski, viúva e filhas de Leminski, respectivamente. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina, Prefeitura de Londrina e Universidade Estadual de Londrina.

    Durante o período da mostra em Londrina, os visitantes terão acesso a uma série de performances. “Teremos mostra de filmes, show, palestra, visitas guiadas com Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski e outras atividades que resgatam a vida e obra de Leminski”, explica Aurea.

    Exposição Múltiplo Leminski Londrina:

    De 15 de março a 30 de junho de 2019

    Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900 – Centro, Londrina – Paraná

    Terça a sexta-feira: das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30

    Sábados: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h

    Domingos: das 13h30 às 17h

    www.multiploleminisk.com.br

    Comentários estão fechados.