Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado no Brasil, dentro do segmento de lazer. O fim da exigência de vistos para Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, deve contribuir para aumentar, em até 25%, a visita de estrangeiros ao país.
Tendo em vista estas afirmativas, a recente medida anunciada pelo Governo Federal, durante sua visita a Washington, nos Estados Unidos, foi recebida como uma grande oportunidade para alavancar o fluxo de viajantes para o Brasil e, consequentemente, para o destino Foz do Iguaçu. Os quatro países são considerados bastante fortes para o setor e a determinação deve potencializar o turismo da região.
Desde o final de 2017, o Brasil já vem adotando medidas de desburocratização para os visitantes oriundos destes quatro países, como a emissão do visto eletrônico. Com isso, o número dos pedidos aumentou em 41%, no período de um ano. Atualmente, a documentação é liberada em 72 horas.
Relatórios divulgados pelo Visit Iguassu, com base no número de turistas do Parque Nacional do Iguaçu, mostram que os visitantes norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos que buscam os atrativos locais, aumentou muito desde 2017. Os Estados Unidos, por exemplo, ocupava o quinto lugar entre os países que mais viajavam para a região, passando para a terceira posição em 2018, atrás apenas do Paraguai e Argentina. Agora, com a isenção do visto, as expectativas são altamente promissoras para o trade regional.
Um estudo divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta o aumento de 25% de turistas, por ano, para os destinos que adotam a isenção de vistos. Assim, com a nova política, o Brasil poderá atingir a marca dos 7 milhões de visitantes.
Foz do Iguaçu deve intensificar os eventos comerciais, as campanhas de mídia digital e a capacitação dos operadores e agentes de viagem, além de incrementar a infraestrutura aeroportuária, hoteleira, de compras e serviços. “Queremos reforçar a imagem e posição de Foz do Iguaçu como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Aqueles que aproveitarem o fim da burocracia para vir ao país, não podem perder a oportunidade de explorar a região de uma das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo”, diz o diretor-executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares.
O Visit Iguassu, criado em 2007, é resultado da união de empresas de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). A instituição, sem fins lucrativos, é focada no marketing do destino, com o objetivo de promover a região, atraindo turistas e eventos.
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