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A poucos dias do início da ‘Maringá Encantada 2024’, os maringaenses vivem a expectativa por ver a cidade decorada e poder desfrutar de todas as atrações do período. Além da iluminação, espalhada por todo o município, a cidade também terá brinquedos, apresentações teatrais e shows gratuitos, com destaque para Lulu Santos logo na abertura oficial do evento, no dia 16 de novembro, às 21h, no estacionamento do Terminal Intermodal.
Para detalhar todo o planejamento para a festividade deste ano, o Maringá Post conversou com o secretário de Aceleração Econômica e Turismo (Saet) de Maringá, George Coelho. O papo pode ser conferido na íntegra no canal do Maringá Post no YouTube (link ao fim da matéria).
De acordo com o secretário, o diferencial da Maringá Encantada deste ano está na descentralização das atrações. Além da necessidade de concentrar o evento em outro local – no caso, a praça do Antigo Aeroporto – em razão das obras na praça da Prefeitura, a ideia também é proporcionar os atrativos para aqueles que moram em regiões mais afastadas do centro.
“O grande desafio para este ano é termos um Natal descentralizado. Nós buscamos fazer um natal onde houvesse, vários pontos de visitação. Por essa razão, nós fizemos decoração de praças, utilizando estruturas que já haviam sido compradas e que estavam guardadas, além de seguir investindo na decoração de atrativos já consolidados, como o Parque do Japão. […] O motivo da descentralização é muito simples: a reforma da praça da Prefeitura nos levou a repensar onde faríamos o Natal deste ano. Na busca por um novo espaço, escolhemos a praça do Antigo Aeroporto, por ser um local já conhecido e também espaçoso, são mais de 5 mil metros de área, além de ser um ponto conhecido. Ali teremos o nosso chamado ‘complexo natalino’, com a instalação dos brinquedos, a decoração e uma vila gastronômica’, disse.
Sobre a decoração de outros espaços, Coelho destacou a iluminação das praças Napoleão Moreira da Silva e Raposo Tavares. A novidade para este ano, no entanto, também fica para a decoração da avenida Mandacaru, após um pedido da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
“A Associação Comercial nos fez um pedido que a administração gostou muito, que o projeto ‘Mandacaru Encantada. Então os comerciantes ali da Mandacaru, por meio do núcleo empresarial que está ali nascendo, vão fazer a decoração daquele local. Então são muitas atrações e atratividades durante esse período”, resumiu.
Um case de turismo e com retorno econômico substancial
Se a Maringá Encantada, ainda hoje, recebe questionamentos quanto aos valores investidos na atração, a administração municipal afirma ter números que comprovam o sucesso da atração. De acordo com George Coelho, para cada R$ 1 investido no Natal de Maringá, a cidade tem R$ 4,57 de retorno, um lucro de quase 400% sobre o investimento.
Os dados, de acordo com o secretário, foram formulados pelo município, em conjunto com a Associação Comercial e com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). Os órgãos também compilaram o número de visitantes da última edição: mais de 1,5 milhão de pessoas.
Para este ano, Maringá investirá pouco mais de R$ 10 milhões nas licitações relacionadas ao evento, que incluem locação de iluminação, decorações e os cachês das apresentações artísticas.
“Esse é um ponto que divide opiniões (o valor investido no Natal), de fato. Por isso que nós sempre trazemos números, porque contra os números não se tem muito o que falar. O que eu posso te dizer é que no Natal do ano passado, para cada R$ 1,00 que foi investido pela administração pública, houve um retorno de R$ 4,57. Esse número foi levantado pela Sociedade Civil Organizada, com metodologias aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Através dessas projeções, verificou-se que o retorno para a cidade é muito grande”, afirmou o secretário.
Entre as atividades econômicas beneficiadas, Coelho destaca o setor de hotelaria. “A Maringá Encantada, desde a sua primeira edição, ajudou a movimentar os hotéis da cidade que, historicamente, são pouco movimentados no fim do ano. Foram cerca de 1,5 milhão de visitantes na última edição, considerando maringaenses e também pessoas de outras cidades da região que vem para ver as atrações. Essas pessoas consomem em nossos restaurantes, se hospedam em nossos hotéis, então podemos dizer que a atração consolidou o que chamamos de ‘Turismo de eventos'”, explicou.
Assista a entrevista completa no canal do Maringá Post no YouTube:
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