Paraná abrirá seleção para policiais da reserva atuarem na fiscalização de trânsito

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, em parceria com a Polícia Militar, selecionará 109 policiais da reserva para atuar como agentes de trânsito. Inscrições abertas para militares inativos.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em colaboração com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), abrirá a seleção para contratar 109 policiais da reserva, que atuarão como agentes de autoridade de trânsito. Esses profissionais se integrarão ao Corpo de Policiais Militares Inativos Voluntários (CMEIV) e serão responsáveis por diversas atividades, como operação de radar, fiscalização de balanças rodoviárias e supervisão do serviço de travessia da Ilha do Mel.

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o Decreto 7.458/2024, que autoriza essa contratação, na última segunda-feira (30). O edital do processo seletivo será divulgado em breve pela Polícia Militar. As inscrições estarão abertas para militares estaduais inativos da PMPR, de soldado a subtenente, que atendam aos requisitos estabelecidos.

    Atualmente, 81 membros do CMEIV já exercem a função de agentes de trânsito no DER/PR, resultado de um convênio firmado em 2022. As atividades incluem fiscalização, controle e operação de trânsito, patrulhamento e lavratura de auto de infração, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os selecionados receberão uma remuneração mensal de R$ 5.500,00, por meio de diárias.

    Esses profissionais já atuam em diversas frentes, como fiscalização por radar, balanças, guarda patrimonial, travessia do ferry boat de Guaratuba e nas Escolas Práticas Educativas de Trânsito (EPET) do DER/PR, que atendem milhares de alunos do 5º ano do ensino fundamental anualmente, promovendo a educação para o trânsito.

    Agência Estadual de Notícias

    Comentários estão fechados.