Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Nesta quinta-feira, 25, em estreia do handebol feminino nas Olimpíadas de Paris, a goleira maringaense Gabriela Moreschi brilhou em quadra. Com 14 defesas cruciais em 31 arremessos espanhóis, Moreschi foi fundamental para a vitória do Brasil por 29 a 18 sobre a Espanha.
Atualmente defendendo as cores do CSM Bucharest, da Romênia, ela é reconhecida como uma das principais goleiras do esporte, acumulando um currículo que inclui ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023 e passagens por clubes de prestígio como Larvik HK na Noruega e SG BBM Bietigheim na Alemanha, onde conquistou importantes títulos.
Mãe orgulhosa
Em entrevista à RPC em Paris, Carla Dias, mãe da goleira, se emocionou com a brilhante atuação da filha na vitória do Brasil sobre a Espanha nas Olimpíadas de Paris 2024.
Carla compartilhou a emoção de acompanhar a atleta desde o início de sua jornada, começando com o campeonato Champions League até agora, vivendo o sonho olímpico ao lado da filha.
“Ver minha filha brilhar e ser reconhecida mundialmente é uma emoção única. Esse dia ficará gravado na minha memória para sempre”, disse Carla, que estava presente na capital francesa junto com seu filho durante a partida.
Repercussão internacional
A goleira foi amplamente elogiada pela imprensa internacional. O triunfo, marcado como o primeiro das brasileiras sobre as espanholas em Jogos Olímpicos e Mundiais, se destacou pela performance impecável de Moreschi.
“O Brasil esteve letal durante toda a partida. Sua melhor jogadora, a goleira Gabriela Moreschi, demonstrou por que está na elite mundial. Seu primeiro tempo desequilibrou a Espanha”, afirmou o jornal Marca, da Espanha.
Outro grande jornal espanhol, o As, descreveu a atuação da goleira como ‘iluminada’.
“As Guerreiras se encontraram com o show Moreschi. A goleira brasileira, iluminada, defendeu tudo e empolgou a maioria da torcida brasileira presente nesta quinta-feira”, completou o periódico.
A seleção brasileira feminina, campeã do mundo em 2013, participa das Olimpíadas pela sétima vez e busca sua primeira medalha olímpica.
Após uma participação na fase de grupos em Tóquio 2020 e um avanço às quartas de final na Rio 2016, a equipe enfrentará a Hungria no próximo domingo, às 4h (horário de Brasília), na Arena Paris Sul. Os próximos confrontos serão contra França, Holanda e Angola, respectivamente.
Confira alguns memes
O número de seguidores no Instagram da atleta disparou de 18,9 mil para impressionantes 90,5 mil até o fechamento desta reportagem.