Em uma reunião realizada nesta terça-feira (9 de abril) pela Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos de Oliveira Moreira, revelou planos para a infraestrutura rodoviária do estado.
De acordo com suas declarações, o governo federal está programando o leilão de mais dois lotes de concessões (lotes 3 e 6) ainda neste ano, como parte do projeto PR Vias, com previsão de fechamento em 2025.
O projeto PR Vias, que visa aprimorar a malha rodoviária do Paraná, dividiu a concessão em seis lotes, totalizando uma extensão de 3.350,39 km. Até o momento, dois lotes já foram contratados e estão em operação: o lote 1, administrado pela Via Araucária, e o lote 2, sob gestão da EPR Litoral Pioneiro. Ambas as concessionárias estão atuando em rodovias estratégicas que abrangem áreas como Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.
A EPR Litoral Pioneiro, que já opera o lote 2, está agora aguardando as últimas análises do Tribunal de Contas da União (TCU) para os lotes 3 e 6, que estão em vias de publicação do edital de concessão. Por outro lado, os lotes 4 e 5 estão em fase de análise no TCU para a liberação do edital de licitação da concessão, previsto para o próximo ano.
Com esses desenvolvimentos, espera-se que os leilões dos lotes adicionais tenham um impacto na infraestrutura rodoviária do Paraná. No entanto, é importante mencionar que muitas pessoas têm expressado preocupações e críticas em relação aos pedágios nas redes sociais.
A principal reclamação foi o preço das tarifas, presente em quase metade das postagens. Seguido por filas e congestionamentos nas praças de pedágio na véspera do feriado, todos com teor negativo entre 98 e 99,9%.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) cobrou soluções para os graves problemas enfrentados por motoristas desde o início da nova concessão.
Foto: Ari Dias / AEN
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