Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
O mais recente relatório do Popvox, que examinou as postagens em redes sociais e as reações às notícias sobre o retorno do pedágio no Paraná (de 08/03 a 08/04/2024), revelou uma realidade marcada pela insatisfação e pela intensa mobilização virtual. Com mais de 2 mil postagens que alcançaram mais de 9,2 milhões de pessoas, o tema ganhou força nas redes sociais, especialmente com a chegada do feriado de Páscoa.
O sentimento negativo das postagens foi dominante, representando 95% do total. A principal reclamação dos internautas foi o preço das tarifas, presente em quase metade das postagens. Seguido por filas e congestionamentos nas praças de pedágio na véspera do feriado, todos com teor negativo entre 98 e 99,9%.
O dia 28/03/2024 se destacou como um momento de grande mobilização contra o pedágio nas redes sociais. Impulsionadas pelo feriado prolongado, as críticas ganharam força, especialmente após a veiculação de uma reportagem no programa Meio Dia Paraná (RPC), que mostrou ao vivo o descontentamento dos motoristas. A matéria em questão alcançou mais de 1,4 milhões de paranaenses nas redes sociais e foi vista mais de 9 milhões de vezes.
Emoções como medo, surpresa, raiva, nojo, tristeza e ódio foram identificadas em quase 40% das postagens, refletindo o forte impacto emocional que o tema causou nos internautas.
O que é o PopVox:
É um avançado sistema de análise de popularidade digital, empregando inteligência artificial para analisar e categorizar opiniões e sentimentos expressos em comentários, postagens e notícias online. Com uma metodologia de coleta de amostras sistemática, o sistema assegura a imparcialidade das análises, sendo capaz de identificar sentimentos e emoções subjacentes aos feedbacks por meio de análise lexical.
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