Maringá intensifica ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue neste sábado, 6

As equipes de combate às endemias realizam vistorias diárias para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor.

  • Foto: Fábio Reina/PMM

    A Prefeitura de Maringá organiza um mutirão neste sábado, 6, a partir das 8h, para intensificar a prevenção da dengue em bairros do norte da cidade. O foco será nas vistorias de residências nas áreas do Conjunto Habitacional Hermann Moraes de Barros, Parque das Palmeiras e Residencial Copacabana, com o intuito de orientar os moradores sobre como prevenir a doença.

    As equipes de combate às endemias realizam vistorias diárias para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor. Ações integradas entre as secretarias de Saúde e Fazenda ocorrem durante a semana, incluindo a notificação de proprietários de imóveis mal conservados para que efetuem a limpeza necessária.

    Para atendimento médico, adultos com sintomas leves da dengue podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde Zona 7, que atende exclusivamente casos de dengue de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Fora desse horário e aos fins de semana, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul estão disponíveis. O atendimento infantil é realizado no Pronto Atendimento da Criança Zona Norte ou na ala de pediatria da UPA Zona Sul. Em situações de emergência, com sinais de alarme indicativos de dengue grave, a orientação é procurar imediatamente uma UPA.

    A prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus inclui evitar água parada, realizar limpeza regular do quintal, descartar corretamente o lixo, manter a vasilha de água dos animais domésticos limpa e garantir a manutenção adequada de piscinas, entre outras medidas. Essas ações são essenciais para controlar a proliferação do mosquito transmissor e proteger a saúde pública.

    *Com informações, Assessoria de Imprensa/Murillo Saldanha

    Comentários estão fechados.