Justiça Eleitoral anula votos do PL, e Jean Marques pode assumir cadeira na Câmara de Maringá

Retotalização dos votos da eleição de 2020 foi realizada na tarde dessa segunda-feira (1º). Decisão implicaria na perda de mandato de Dr. Manoel (PL), que terá prazo de três dias para apresentar defesa.

  • Retotalização dos votos da eleição de 2020 foi realizada na tarde dessa segunda-feira (1º). Decisão implicaria na perda de mandato de Dr. Manoel (PL), que terá prazo de três dias para apresentar defesa.

    Por Victor Ramalho

    A Justiça Eleitoral realizou na tarde dessa segunda-feira (1º), no Fórum Eleitoral de Maringá, a retotalização dos votos da eleição para vereador da cidade em 2020. A medida foi tomada para recalcular o chamado quociente eleitoral, em função de uma ação que visou anular os votos obtidos pelo Partido Liberal (PL).

    A ação foi impetrada pelo diretório municipal do Podemos, que alegou fraude na cota de gênero – número de candidaturas femininas – por parte do PL no pleito daquele ano. Com a anulação dos votos do PL, o único vereador eleito pela legenda em 2020, Dr. Manoel – que fez 1.563 votos -, deverá perder a cadeira. Quem deve assumir a vaga é o primeiro suplente do Podemos, Jean Marques.

    A retotalização foi acompanhada pelo corpo jurídico da Câmara de Maringá e pelo presidente do legislativo, Mario Hossokawa (Progressistas). Em entrevista ao Maringá Post, Hossokawa explicou que, agora, a Câmara deverá seguir o regimento interno e abrir o prazo para Dr. Manoel apresentar a defesa.

    “Como é uma decisão que vem lá de Brasília, acreditamos que não terá muita novidade. Mas seguiremos o regimento interno. Nesta terça (2), deveremos notificar o Dr. Manoel, para que ele apresente a defesa e ele terá até três dias úteis para isso. Com a defesa apresentada, nosso corpo jurídico irá analisar. Caso não surja nenhuma novidade e o vereador venha a ser afastado, chamaremos o Jean Marques para fazer o juramento e, em uma sessão ordinária, assumir a cadeira”, disse.

    Ainda de acordo com o presidente do legislativo, todo o trâmite deverá ser concluído até a próxima semana. O Maringá Post entrou em contato com Jean Marques, que afirmou ainda não ter sido notificado oficialmente pela Câmara sobre o assunto. Por meio de nota, Dr. Manoel também afirmou não ter sido notificado oficialmente sobre a decisão da Justiça Eleitoral.

    Foto: Arquivo/CMM

    Comentários estão fechados.