Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
ATENÇÃO – Solange Rodrigues da Costa tem três filhas matriculadas no Colégio Estadual Rocha Pombo, em Antonina, litoral: Gabriela Vitória, do 6º ano do Ensino Fundamental; Ana Beatriz, do 8º ano do Ensino Fundamental, e Raquele, do 2º ano Ensino Médio. Para a mãe, a dedicação dos docentes fica evidente não só na atuação em sala de aula.
“Dá para ver em cada um o amor pela profissão. Quando é uma época festiva, por exemplo, eles sempre propõem algo diferente. Eles ajudam os alunos na decoração da escola. São profissionais maravilhosos, muito atenciosos com os pais e alunos”, relata Solange.
O professor Cássio Santos, que leciona Português e Inglês na Educação de Jovens e Adultos no CEEBJA Barigui, em Curitiba, ressalta que estabelecer relação próxima entre docente e estudantes é importante.
“Nas escolas temos pluralidade de pessoas, de culturas, de ideias, de vivências. Os alunos se sentem acolhidos pelos educadores em suas particularidades, por isso essa satisfação com os professores. Eu me sinto muito à vontade trabalhando na educação de jovens e adultos e gosto muito desse ofício”, declara o docente.
Para o estudante Ezequiel Jacinto Rodrigues Wassuaski, 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Cívico-Militar Semíramis de Barros Braga, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, os professores incentivam positivamente.
“Eu adoro participar das aulas, fazer perguntas e adquirir cada vez mais conhecimento. Acho incrível a disposição e atenção dos professores na sala de aula, interagindo com os alunos, ensinando e nos influenciando a ser pessoas melhores. Nossos professores fazem de tudo por nós, por isso temos cada vez mais vontade de estudar e nos esforçamos para sermos cidadãos de bem.”
RESULTADOS – Os resultados explicitados pela pesquisa conduzida pelo Instituto Paraná Pesquisas mostram o reconhecimento da comunidade acadêmica aos docentes, que desempenham papel fundamental na formação dos estudantes. A pesquisa foi feita por entrevistas telefônicas, não robotizadas, com 1.515 pais ou responsáveis, 1.511 estudantes do ensino médio, 1.546 estudantes do ensino fundamental, 1.530 professores e 290 diretores. O grau de confiança é de 95%.
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