Foto: Reprodução/Arquivo-PMM
Em Maringá, autoridades de saúde estão esclarecendo o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para melhorar a eficiência dos serviços médicos. As UBSs, que servem como ponto inicial de contato com o Sistema Único de Saúde (SUS), são adequadas para condições não graves, como febres baixas, dores de cabeça e resfriados, além de oferecerem vacinas, exames rápidos e testes de Covid-19.
Por outro lado, as UPAs atendem casos urgentes e graves, como febres altas, fraturas e situações de emergência, operando 24 horas por dia. A classificação dos pacientes é feita por um sistema de cores, priorizando aqueles em condições mais críticas.
A distinção entre os dois serviços visa a otimizar o uso dos recursos de saúde, encaminhando os pacientes para o local apropriado conforme a gravidade de suas condições, e assim, reduzindo filas e tempos de espera. A iniciativa também inclui a expansão do quadro de profissionais em ambas as unidades para garantir a disponibilidade e a qualidade do atendimento à população.
*Com informações, Assessoria de Imprensa PMM
Comentários estão fechados.