Maringá está sob alerta vermelho; veja as regiões do Paraná em alerta de tempestade

As áreas Centro, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Norte Central, Centro-Sul e Sudeste do estado estão sob aviso de tempestades que podem trazer até 100 milímetros de chuva diária, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo.

  • Foto: Ingrid Souza/Maringá Post

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, sinalizando grande perigo devido a tempestades severas previstas para várias regiões do Paraná. As áreas Centro, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Norte Central, Centro-Sul e Sudeste do estado estão sob aviso de tempestades que podem trazer até 100 milímetros de chuva diária, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo. O alerta se estende até a tarde de hoje, 21 de março.

    Regiões com alerta vermelho para tempestade no Paraná — Foto: Inmet
    Regiões com alerta vermelho para tempestade — Foto: Inmet

    Enquanto isso, um alerta laranja foi emitido para o restante do estado, indicando perigo devido a chuvas que podem variar entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes de 60 a 100 km/h.

    Os meteorologistas advertem sobre os riscos associados, incluindo cortes de energia, danos a plantações, quedas de árvores e inundações.

    Alerta laranja de "perigo" para tempestade no PR — Foto: Inmet
    Alerta laranja de “perigo” para tempestade Foto: Inmet

    A Marinha do Brasil e o Inmet também alertaram para ventos fortes que devem atingir a costa paranaense e outras áreas do país, com potencial de deslocar dunas de areia e afetar construções litorâneas. A Defesa Civil do Paraná reforça o alerta com avisos de chuvas intensas, vendavais e raios.

    Para se proteger durante tempestades, é recomendado evitar abrigar-se sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, desligar aparelhos elétricos e manter distância de fios rompidos ou postes quebrados. Em situações de grande perigo, busque abrigo e evite ficar ao ar livre.

    Os cidadãos podem receber alertas gratuitamente via mensagem de texto da Defesa Civil, cadastrando-se no serviço. Em casos de emergência, contate a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Problemas elétricos devem ser reportados à Copel (0800 51 00 116). Mais informações e orientações para desastres específicos estão disponíveis no site da Defesa Civil do Paraná.

    Comentários estão fechados.