Foto: Reprodução/Rafael Macri-PMM
Uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Maringá, com apoio de entidades locais, apontou que o evento natalino ′Maringá Encantada 2023′ teve um impacto econômico de R$ 54,2 milhões na cidade. O valor considera o consumo de turistas e visitantes com os serviços de alimentação, lazer, hospedagem, transporte e compras.
Segundo o estudo, a cada R$ 1 investido pela administração municipal no evento, R$ 4,57 retornaram para a economia local. A pesquisa usou a metodologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para calcular o Índice de Alavancagem Econômica (IAE) dos turistas e excursionistas que visitaram Maringá durante o período natalino.
A pesquisa de campo entrevistou mil pessoas em locais onde havia decoração ou espetáculos do evento. Os visitantes informaram quanto pretendiam gastar com os serviços citados. Além disso, os pesquisadores analisaram mais de 700 fotografias, incluindo imagens de drone e de câmeras de monitoramento, para estimar o público do evento. O resultado foi de 863.041 pessoas, sendo 31% de outras cidades. O público total estimado foi de 1,2 milhão de pessoas.
O evento natalino também teve um aspecto de sustentabilidade, ao usar o bambu ao invés do aço nas estruturas de decoração. Um estudo científico realizado pela Ugreen Consultoria mostrou que o bambu emite menos CO2 eq no meio ambiente do que o aço, e que seria necessário o plantio de 35 mil árvores para neutralizar a poluição gerada pelo uso do aço.
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