Foto: Arquivo – PMM
A Pedreira Municipal de Maringá realizará uma detonação de rochas na próxima segunda-feira, dia 19, às 16h. A ação visa extrair 30 mil metros cúbicos de material que serão utilizados em obras e pavimentação da cidade.
A empresa responsável pela detonação é a Extrabrit Mineração, vencedora de processo licitatório. A Pedreira possui registro de extração na Agência Nacional de Mineração, licença de operação emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) e autorização do Exército Brasileiro para a detonação.
Segurança e evacuação
A área da detonação será sinalizada com cones, fitas e cavaletes. A operação contará com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e do Corpo de Bombeiros. Haverá evacuação em um raio de 250 metros do local da explosão, dentro da Pedreira Municipal. As vias de acesso à Pedreira serão bloqueadas em 600 metros, 20 minutos antes da detonação.
Medidas de segurança
- Respeitar a sinalização e não estar nas áreas de bloqueio 20 minutos antes da detonação.
- Toque de sirene cinco minutos antes da detonação, com duração sonora de três minutos.
- Liberação dos locais após a detonação e retirada da sinalização.
Utilização do material
A rocha retirada será processada na Pedreira Municipal para produção de diversos materiais, como rachão, pedra 1, pedra 2, meia, pedrisco, pó de pedra e CA4.
O material será utilizado em:
- Obras em prédios públicos
- Serviços de pavimentação
- Manutenção de estradas rurais e galerias de águas pluviais
- Matéria-prima para a fábrica de artefatos de cimento da Secretaria de Infraestrutura, como tubulações, tampas de bueiros, meios-fios, gavetários do Cemitério Municipal, palanques de alambrados e outros.
Benefícios da extração
- Economia aos cofres públicos: O município não precisa comprar pedra para as obras e tem material à disposição de forma imediata.
- Agilidade nas obras: A Prefeitura utiliza equipe própria e materiais do município, como cimento e pedras, para realizar as obras de forma mais rápida.
Exemplos de obras com material da Pedreira Municipal
- Recuperação do viaduto do Contorno Sul
- Manutenções em escolas, Centros Municipais da Educação Infantil, Hortas Comunitárias, Unidades Básicas de Saúde e outros espaços públicos
Informações adicionais
A última detonação na Pedreira Municipal ocorreu em maio de 2017.
Comentários estão fechados.