Praias e rios do Paraná melhoram qualidade da água; IAT aponta que 85% dos locais monitorados estão próprios para banho

Dos 66 locais monitorados, 56 estão próprios para banho, o que representa 85% do total.

  • Foto: Roberto Dziura Jr/AEN 

    O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta sexta-feira (02) o sétimo boletim de balneabilidade da temporada de verão. O relatório mostra que, mesmo com as fortes chuvas, a qualidade da água nas praias e rios do Paraná melhorou. Dos 66 locais monitorados, 56 estão próprios para banho, o que representa 85% do total.

    No Litoral, o número de pontos recomendados subiu de 39 para 42, com a melhora de três locais em Pontal do Paraná e Guaratuba. Por outro lado, oito locais continuam impróprios, principalmente na foz dos rios, onde o banho não é aconselhado. O IAT nem faz a medição desses pontos.

    Nas prainhas de água doce do Interior, a situação também é favorável. Dos 17 pontos avaliados, 14 estão adequados (82%). Alguns balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio estão 100% próprios para banho. Apenas três locais estão com bandeira vermelha em Santa Helena e São Miguel do Iguaçu.

    O IAT coleta e analisa as amostras de água semanalmente, durante o verão, quando há maior fluxo de banhistas nos locais monitorados. O objetivo é verificar se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indicar a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático. O indicador usado é a bactéria Escherichia coli, que existe no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior é a quantidade de esgoto e o risco de doenças.

    Os boletins de balneabilidade do Litoral e das costas Oeste e Norte do Paraná podem ser consultados no site, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou no APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

    O Verão Maior Paraná é um programa que oferece uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que incluem aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site.

    Comentários estão fechados.