Rodrigo Dimbarre Ingles, de 17 anos, foi aprovado em Medicina. Além da UEM, o jovem já havia sido aprovado em outros dois vestibulares para o mesmo curso, sendo um na UEPG e outro na Unicamp, em São Paulo.
Por Victor Ramalho
O primeiro colocado geral no Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) não pretende estudar na instituição. Rodrigo Dimbarre Ingles, de 17 anos, concluiu o ensino médio em 2023 e foi aprovado em 1º lugar para o curso de Medicina.
O resultado do processo seletivo foi divulgado nesta quinta-feira (25). Em entrevista ao Maringá Post, o estudante afirmou que está muito feliz com o resultado, mas que ainda está avaliando em qual instituição pretende se matricular. Além da UEM, o jovem também foi aprovado para Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
“Fiquei muito feliz com o resultado. Sabemos que a UEM tem um Vestibular muito concorrido e é muito gratificante ver a classificação. Fiquei empolgado com a notícia, fiz a prova sabendo que seria difícil e sem muita expectativa. Não pretendo (cursar Medicina em Maringá). Também fui aprovado aqui na UEPG e na Unicamp, ainda estou decidindo para qual instituição eu vou”, disse.
Natural de Ponta Grossa, o estudante afirma que começou a focar, de vez, nos estudos para o Vestibular de Medicina a partir do segundo ano do ensino médio. Ele conta que chegava a estudar mais de 5 horas por dia, todos os dias.
“Felizmente eu tive um colégio que forneceu uma estrutura muito boa. Tirando o horário das aulas regulares, pela manhã, eu estudava mais, em média, 4 horas no período da tarde e mais 1h30 no período da noite. Eu sempre ia para a cabine de estudos do colégio depois da aula e ficava por lá, todos os dias”, conta.
As provas do Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá foram realizadas em 10 de dezembro de 2023, por quase 7 mil estudantes. Os candidatos concorrem a 1.211 vagas para mais de 70 cursos de graduação, desenvolvidos em Maringá e outros cinco câmpus regionais da UEM – Arenito (Cidade Gaúcha), Cianorte, Goioerê, Umuarama e Vale do Ivaí (Ivaiporã). Desse total, 441 vagas são destinadas a concorrência universal; 386 para cotas sociais; 210 para cotas sociais para negros; 95 para cotas para negros e 79 para Pessoas com Deficiência (PcD).
Os cursos mais concorridos desta edição do vestibular são Medicina (466,16 candidatos por vaga na concorrência universal), Ciência da Computação (59,16), Psicologia (50,36) e Odontologia (50).
Foto: Ilustrativa/Arquivo/ASC-UEM
Comentários estão fechados.