Eleição 2024 pode provocar mudanças no secretariado em Maringá

Secretários municipais que planejam entrar na disputa precisam deixar os cargos até o dia 6 de abril, de acordo com a Justiça Eleitoral. Em Maringá, ao menos cinco secretários receberam convites ou manifestaram desejo em se candidatar ao Executivo ou Legislativo, conforme apurado pelo Maringá Post.

  • Secretários municipais que planejam entrar na disputa precisam deixar os cargos até o dia 6 de abril, de acordo com a Justiça Eleitoral. Em Maringá, ao menos cinco secretários receberam convites ou manifestaram desejo em se candidatar ao Executivo ou Legislativo, conforme apurado pelo Maringá Post.

    Por Victor Ramalho

    A menos de 10 meses da Eleição de 2024, prevista para ocorrer no dia 6 de outubro, mudanças são esperadas no secretariado municipal em Maringá de forma antecipada. Conforme a Justiça Eleitoral, secretários municipais que planejam entrar na disputa por cargos eletivos precisam deixar as funções com, no mínimo, seis meses de antecedência, ou seja, até o dia 6 de abril.

    Conforme apurado pelo Maringá Post, ao menos cinco representantes do primeiro escalão do Executivo maringaense receberam convites ou manifestaram interesse em serem candidatos. Neste grupo, todos já são filiados a partidos políticos, com quatro deles, inclusive, ocupando cargos dentro das legendas em Maringá.

    A movimentação mais recente nesse aspecto tem relação com o atual diretor do Procon, Flávio Mantovani. Declaradamente pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, o ex-vereador teve uma alteração na data de suas férias, conforme publicado no Diário Oficial do Município do dia 9 de janeiro. Anteriormente, Mantovani deixaria a função de 3 a 22 de janeiro. Agora, sairá de férias entre os dias 29 de janeiro e 27 de fevereiro, retornando já próximo ao fim do prazo de desincompatibilização eleitoral.

    Também no Diário Oficial de Maringá, mas do dia 3 de janeiro, foi publicado o nome do substituto de Mantovani à frente do Procon no período em que ele estiver de férias. Trata-se de Milton Guimarães de Camargo, Gerente de Análise de Processos da Procuradoria Geral do Município.

    Segundo a Justiça Eleitoral, Mantovani ocupa a presidência do Solidariedade em Maringá desde novembro de 2023. Ao Maringá Post, o diretor do Procon confirmou que irá se desincompatibilizar do cargo, mas não informou a data e nem se retornará ao posto de vereador até a eleição.

    Na disputa pelo cargo de prefeito, a situação que parece estar mais bem encaminhada é a do vice-prefeito Edson Scabora (MDB), que também é secretário de Aceleração Econômica e Turismo (Saet). Abertamente pré-candidato e já com o apoio do atual prefeito, Ulisses Maia (PSD), Scabora precisaria deixar a Saet até abril, mas poderá seguir com as funções de vice até a eleição desde que, de abril a outubro, não substitua Maia na função de prefeito interino, como determina a Justiça Eleitoral na Lei Complementar nº 64/90. Dos pré-candidatos no primeiro escalão do governo, Edson Scabora é o único que não ocupa nenhum cargo na direção do partido ao qual é filiado.

    Ainda na disputa ao Executivo, a atual secretária de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Sandra Jacovós, recebeu um convite público do deputado estadual Do Carmo (União Brasil), também pré-candidato a prefeito, para ser candidata a vice em sua chapa.

    Sandra é tesoureira da executiva municipal do Partido Liberal (PL) em Maringá desde junho de 2023. Em contato com o Maringá Post na quarta-feira (10), a secretária se disse honrada com o convite do deputado Do Carmo, mas afirmou que ainda não se decidiu sobre o assunto, reforçando que gostaria de seguir o trabalho na Secretaria que comanda atualmente. É válido lembrar que Sandra é esposa do deputado estadual Delegado Jacovós (PL), que também é pré-candidato à Prefeitura.

    Os que podem disputar uma vaga na Câmara Municipal

    Conforme apurado pelo Maringá Post, outros dois secretários municipais receberam convites para se candidatarem ao legislativo na Eleição de 2024.

    Um dos nomes é Victor Simião, jornalista e atualmente secretário municipal de Cultura. Simião é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e, desde maio de 2023, é secretário especial da legenda em Maringá. O profissional teria o apelo de pessoas ligadas ao setor da Cultura para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

    Em contato com o Maringá Post, Simião informou “haver o desejo” do atual grupo político e de “outros setores”, mas disse que ainda está avaliando a possibilidade de candidatura.

    Ainda no secretariado, Clóvis Melo, secretário de Saúde, também foi cogitado para a disputa a uma vaga na Câmara. Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), ele é secretário-geral do partido em Maringá desde março de 2020. Ao Maringá Post, Melo afirmou que ainda não se decidiu sobre o assunto.

    Imagem Ilustrativa/Arquivo/PMM

    Comentários estão fechados.