Com previsão de término das obras para janeiro de 2024, Rodoviária de Maringá pode e deve ser melhor utilizada pelo público e pela Prefeitura Municipal
Por Wilame Prado
O número de passagens vendidas na Rodoviária de Maringá nesta última semana do ano saltou de 1,7 mil (dados de novembro) para 2,6 mil: uma multidão de pessoas buscando a locomoção via transporte terrestre para outras cidades e Estados e que agora precisa recorrer ao piso superior do terminal rodoviário para usar os banheiros locais.
Isso porque, os banheiros foram transferidos para o piso superior da Rodoviária de Maringá. De acordo com a Prefeitura de Maringá, o cronograma de reformas do Terminal Rodoviário Vereador Dr. Jamil Josepetti ainda contemplará a finalização dos banheiros da parte térrea, instalação dos elevadores e a execução da nova entrada na Avenida Centenário.
Embora os olhos atualmente estejam voltados para o Aeroporto Regional de Maringá – que se modernizou e tem recebido recursos para ampliações generosas -, ainda é a boa e velha Rodoviária de Maringá a responsável por um fluxo grande de pessoas que necessitam se locomover diariamente para cidades vizinhas (por meio do transporte metropolitano), cidades paranaenses de outras regiões e outros Estados, especialmente São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
As obras da Rodoviária de Maringá foram iniciadas em 2021, com o custo inicial previsto em quase R$ 10 milhões. Após aditivos e desistência de prestadores de serviço, as obras deverão custar no total R$ 12, 3 milhões aos cofres públicos. A Prefeitura de Maringá estima finalizar as obras em janeiro de 2024.
Difícil concluir as obras no prazo
A reportagem do Maringá Post aguarda posicionamento da Prefeitura de Maringá, via Secretaria de Comunicação Social, quanto ao efetivo prazo para término das obras na Rodoviária de Maringá. Em uma visita ao local, porém, parece ser difícil efetivamente finalizá-las dentro dos próximos 30 dias.
Os banheiros na parte superior estão praticamente concluídos, restando saber se efetivamente só serão abertos ao público no piso superior da Rodoviária de Maringá. Em uma rápida passagem pelo local, é possível ainda conferir tapumes, cones e placas sinalizando as intermináveis obras que, diga-se de passagem, já não causam tantos transtornos assim ao público.
Na avaliação da secretária de Obras de Maringá, Jocelei Menon, em detrimento ao atraso das obras há que se considerar uma série de avanços significativos ainda que não visíveis ao público. “O projeto original não era o de uma obra estética. Falávamos em adaptações de acessibilidade, obras hidráulicas, coisas que as pessoas não vêem, o que pode passar a impressão que a obra não avança, mas avançou muito”, disse à reportagem do Maringá Post.
E enumerou: “As rampas de acesso do térreo ao primeiro andar, por exemplo, estão finalizadas e com piso antiderrapante, para aumentar a segurança dos passageiros. Também já concluímos o fosso do elevador, estamos finalizando os banheiros, fizemos reparos necessários no telhado, na rampa de acesso para quem entra na Rodoviária pela Tuiuti.”
Rodoviária de Maringá: visite-a
A necessidade da utilização dos banheiros na parte superior (com acesso por escadas, rampa e futuramente também por elevadores) poderá até reativar a movimentação de pessoas naquele amplo espaço, onde infelizmente há diversos box´s para lojas vazios, inutilizáveis.
Atualmente, no piso superior, funciona a 15ª Junta de Serviço Militar de Maringá, uma loja de quinquilharias bem equipada e um setor de Guarda Volumes aparentemente pouco requisitado por turistas, mas que pode ser bastante útil para quem deseja bater perna na cidade sem ter que carregar malas. Próximo à Rodoviária de Maringá, atualmente há duas grandes redes de fast-food, postos de combustíveis, farmácias, supermercados e também o Shopping Cidade Maringá, com variadas opções em lojas, serviços e entretenimento.
Com uma arquitetura arrojada, é possível, ainda no piso superior da Rodoviária de Maringá, notar a beleza arquitetônica do local, que tem pé direito alto, estrutura grandiosa em metais no teto, espaços amplos, e o melhor: projeção que valoriza imensamente a iluminação natural do sol na parte do dia e uma ótima ventilação natural, sem a exigência de grandes sistemas de ar-condicionado.
Na parte superior, por fim, tem-se o acesso à passarela para pedestres que dá acesso à Avenida Tuiuti (com seu sombreado na cor azul), característica marcante da Rodoviária de Maringá e acessório prático de mobilidade urbana, só que aparentemente também pouco utilizado pelo público.
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Fotos: Wilame Prado
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