Por volta das 12h deste sábado (23), a cidade de Maringá voltou a enfrentar mais um temporal, que causou prejuízos em diversos pontos da cidade.
A Defesa Civil recebeu relatos de danos na região sul da cidade, com quedas de árvores e postes, mas os maiores estragos foram concentrados na área norte. O distrito de Iguatemi também não escapou dos impactos, com pelo menos três ocorrências registradas.
Até o momento, a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) registrou cerca de 430 ocorrências para atendimento. O total de domicílios sem energia elétrica em Maringá ainda não foi mensurado.
Nas primeiras horas da manhã, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia emitido alerta laranja para risco de tempestades em praticamente todo o Paraná. Confira o mapa a seguir:
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as rajadas de vento deste sábado (23) ultrapassaram 50 km/h em Maringá. Houve também queda de granizo em algumas regiões.
Energia elétrica
Apenas na região Noroeste do Paraná, pelo menos 63 mil domicílios estão sem energia elétrica. Equipes da Copel estão nas ruas para atendimento das ocorrências.
A Copel informa que a população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a concessionária por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo da Copel, site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.
O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.
ORIENTAÇÕES
A Prefeitura de Maringá informa que desde o início da tarde deste sábado, 23, servidores municipais estão nas ruas para realizar a limpeza e desobstrução das vias após o temporal que atingiu a cidade. Equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e Copel, estão mobilizadas para realizar os atendimentos à população.
- Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros.
- O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html).
- Pessoas que precisarem podem obter lonas na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319.
- Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.
Foto: Arquivo Maringá Post
Comentários estão fechados.