Foto: Reprodução / Rafael Macri – PMM
Os pacientes de Maringá que precisam de consultas especializadas, exames e cirurgias podem usar um assistente virtual no WhatsApp para liberar os procedimentos. O chatbot, chamado de ′Doutor Ingá′, é uma ferramenta da Prefeitura de Maringá para agilizar a comunicação e evitar que os pacientes precisem ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) para retirar a guia de liberação.
O assistente virtual envia aos pacientes as informações sobre os procedimentos, como data, horário e local, e a guia online. O usuário pode confirmar ou cancelar o atendimento pelo WhatsApp, seguindo as opções e comandos disponíveis. Para solicitar uma nova data, é necessário entrar em contato com a UBS de referência.
O paciente deve apresentar a guia que recebeu no celular e o pedido médico para realizar o procedimento. O município não solicita dados pessoais ou pagamento pelo WhatsApp. Em caso de dúvidas, o paciente pode entrar em contato com a UBS de referência. Os pacientes que não têm WhatsApp serão informados por ligação telefônica, como ocorre atualmente.
UBS Virtual – O assistente virtual faz parte do projeto ′UBS Virtual′, que visa adotar novas ferramentas na saúde. O secretário de Saúde, Clóvis Melo, diz que o assistente virtual vai reduzir o fluxo de pessoas nas UBSs, economizar papel e melhorar o atendimento. Ele diz que outro avanço em teste é o atendimento por telemedicina, que vai oferecer alguns atendimentos online, com médicos do município.
Atualização cadastral – O município orienta os pacientes a manterem o cadastro atualizado nas UBSs para receberem as comunicações sobre os agendamentos. Para atualizar, basta procurar a UBS mais próxima com documento pessoal com foto e comprovante de residência. A atualização deve ser feita pelo paciente que teve alterações em dados cadastrais nos últimos seis meses.
Comentários estão fechados.