Por Murillo Saldanha / PMM
A prefeitura de Maringá conquistou o Selo Clima Paraná na Categoria A – Mercado Interno. É a terceira vez consecutiva que a cidade atinge a pontuação máxima do prêmio, entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável.
A iniciativa reconhece ações desenvolvidas por municípios, empresas e instituições na adoção de medidas para redução da emissão de carbono e combate às mudanças climáticas.
A cerimônia de entrega do Selo Clima Paraná ocorreu na noite de quinta-feira, 6, durante o 6º Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. Neste ano, o reconhecimento também inclui na metodologia os critérios do ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e de Governança), conceito adotado pela gestão municipal e presente do Plano de Metas, que define as ações desenvolvidas no município em prol da comunidade.
O prefeito Ulisses Maia destaca que a premiação, a terceira da semana para Maringá na área de sustentabilidade, reforça o compromisso da gestão municipal com práticas sociais e ambientais. “É o reconhecimento de que temos feito um trabalho de excelência, ancorado no desenvolvimento sustentável e na preservação do meio ambiente. Isso representa qualidade de vida para as pessoas e a construção de uma cidade ainda melhor”, afirmou. Em 2021, a Prefeitura de Maringá foi a primeira no Estado a receber o ′Selo Clima Paraná′.
Apenas nesta semana, o município conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), premiação do Instituto Acim, que reconhece políticas públicas exitosas da gestão municipal para atendimento dos 17 ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a gestão municipal foi a campeã estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, com a segunda colocação em sustentabilidade entre todas as cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes.
Neste ano, a Prefeitura de Maringá também foi campeã nacional do prêmio Cidades Sustentáveis e conquistou o Prêmio Gestor Público do Paraná com o Programa Zonas Especiais de Interesse Social (Prozeis). A política de habitação social alia desenvolvimento, sustentabilidade e acesso à moradia.
Foto: Patryck Madeira / SEDEST
Comentários estão fechados.