Comunidade escolar escolhe diretores municipais em eleição no dia 5 de dezembro

Podem votar todos os servidores lotados na unidade, pais (ou responsáveis legais pelos alunos) e alunos com 16 ou mais anos.

  • Foto: Rafael Macri / PMM

    No dia 5 de dezembro, a comunidade escolar vai escolher os novos diretores de escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em uma eleição democrática. A portaria nº 173/2023, publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira, 9, lista os 128 candidatos aptos a disputar o cargo.

    A eleição será realizada por meio de urnas nas unidades escolares, das 7h às 18h30. Podem votar todos os servidores lotados na unidade, pais (ou responsáveis legais pelos alunos) e alunos com 16 ou mais anos. O voto é direto, secreto, igualitário e facultativo. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2024 e terão mandato de dois anos.

    A gestão municipal implantou a eleição dos diretores em 2017, com o objetivo de valorizar os servidores e a participação familiar na decisão sobre a gestão escolar. “É um momento muito importante para toda a comunidade escolar, que poderá escolher de forma democrática os diretores de cada unidade. Isso garante independência e a participação ativa de toda a sociedade na construção do ambiente escolar”, destaca a secretária de Educação, Nayara Caruzzo.

    Os candidatos foram avaliados por meio de um curso preparatório para gestores na educação e uma prova escrita. Eles também apresentaram propostas do Plano de Ação, compatíveis com a Gestão Democrática da Escola Pública. A Comissão Eleitoral analisou a documentação e publicou a relação dos candidatos habilitados.

    A eleição não será realizada nos Cmeis Anjo da Guarda, Dra. Zilda Arns, João XXIII, José Luiz Beltran, Luiza Martos Murcia Fontes, Pioneira Tereza M. Fernandes e nas escolas municipais Professora Agmar dos Santos, Professora Benedita Natália, Gabriela Mistral, José Galetti, Dona Lázara Ribeiro Vilella e Professora Odette Alcântara. Nestes locais, o diretor será nomeado por ato do Executivo até a realização de nova eleição.

    A partir de 20 novembro, cada unidade escolar deverá informar os registros dos eleitores em local visível e de fácil acesso. O período de propaganda dos candidatos será de 13 de novembro a 1º de dezembro de 2023.

    Anexos

    Comentários estão fechados.