Paraná terá quatro novos cursos de medicina

Segundo o deputado federal Zeca Dirceu, os cursos de medicina, além de atender o interior do Paraná, vão ampliar e qualificar o atendimento do SUS.

  • Nesta quarta-feira, 4, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) participou de reunião junto ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação onde foi anunciado o edital para cursos de Medicina, conforme a Lei do Programa Mais Médicos. “Seguirei trabalhando para ampliar ainda mais o número de cursos e regiões no Paraná”, disse o deputado.

    De acordo com o edital, o Paraná irá receber quatro novos cursos de medicina. Zeca Dirceu ainda explicou que os cursos de medicina, além de atender o interior do Paraná, vão ampliar e qualificar o atendimento do SUS nos municípios. “É uma demanda importante e justa, terá meu empenho e da minha equipe para orientar as universidades e os municípios”, disse.

    As regionais de saúde do Paraná que são consideradas aptas para receber curso de medicina são: Francisco Beltrão, Paranavaí, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Jacarezinho, Ivaiporã e Apucarana, que deverão concorrer conforme as normas do edital.

    Ao todo, serão 5.700 vagas para o edital, cerca de 2 mil vagas para a expansão dos cursos de medicina privados já existentes, e cerca de 2 mil vagas para futuras iniciativas de expansão das universidades federais.

    A região a ser contemplada, deverá apresentar média inferior a 2,5 médicos/1.000 habitantes, possuir hospital com pelo menos 80 leitos, demonstrar capacidade para abrigar curso de medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas; Não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais.

    De acordo com o governo do presidente Lula, o Mais Médicos foi retomado para garantir o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros em 2023 e para fixar profissionais em áreas de maior vulnerabilidade, especialmente nos interiores.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @fabrikasimf

    Comentários estão fechados.