Um edital de credenciamento foi publicado nesta semana, no Portal da Transparência. Município está disposto a pagar por até 6.875 castrações em um período de 12 meses.
Por Victor Ramalho
Maringá irá realizar um credenciamento de clínicas veterinárias interessadas em prestar serviços de castração ao município. Ao todo, a cidade pretende gastar até R$ 1,7 milhão no projeto, cujo edital foi publicado na quarta-feira (27), no Portal da Transparência.
Conforme o documento, o município está disposto a pagar por até 6.875 procedimentos de castração de animais domésticos durante um período de 12 meses. Por cada castração, a Prefeitura pagará o valor fixo de R$ 212, independente da idade, sexo ou tamanho do bicho.
As clínicas interessadas têm até o dia 1º de novembro para apresentarem as documentações. Serão credenciadas as empresas que atenderem as exigências legais previstas no edital, que podem ser consultado através deste link. Não há um número limite de empresas credenciadas ou de procedimentos que cada clínica poderá oferecer.
Em Maringá, serviços de castração de animais são oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal desde 2019. Na época, a pasta ainda era parte da extinta Secretaria Municipal de Meio-Ambiente. O serviço é oferecido para animais resgatados em situação de abandono ou maus-tratos e também para famílias em situação de vulnerabilidade.
Os próprios tutores dos animais devem fazer o pedido, por telefone ou diretamente no aplicativo “Petis“, onde cada caso é avaliado individualmente para saber se a família atende aos requisitos necessários para conseguir o procedimento de forma gratuita.
Desde que os procedimentos começaram a ser ofertados diretamente pelo aplicativo, em 2019, o município fez uma média de 6 mil castrações gratuitas por ano, segundo dados da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal.
Foto: Arquivo/PMM
Comentários estão fechados.