Sinalização reforçada em cruzamentos da linha férrea não impedem imprudência e riscos de acidentes

Câmeras de monitoramento flagraram carros, motos, caminhões, ciclistas e pedestres que atravessam os cruzamentos mesmo com o aviso de aproximação do trem.

  • Foto: Divulgação

    Apesar da instalação de um sistema de alerta em dois cruzamentos da linha férrea em Sarandi, no Paraná, muitos motoristas continuam ignorando a sinalização e colocando suas vidas em risco. Câmeras de monitoramento flagraram carros, motos, caminhões, ciclistas e pedestres que atravessam os cruzamentos mesmo com o aviso de aproximação do trem.

    O sistema de alerta foi instalado pela Rumo, concessionária que opera trens no país, em junho e julho deste ano, em parceria com a Prefeitura de Sarandi. Os cruzamentos escolhidos foram os das ruas América e Atílio Salvalagio, considerados pontos críticos. Entre 2019 e 2022, foram registrados nove acidentes nesses locais.

    O objetivo do sistema é aumentar a segurança e reduzir as ocorrências, mas para isso é preciso que os cidadãos respeitem a sinalização e tenham atenção ao cruzar a linha férrea. A prefeitura também tem um projeto para rebaixar a linha férrea em toda a extensão que corta a cidade, o que eliminaria os cruzamentos perigosos. O projeto foi debatido na última sexta-feira (25) com o secretário estadual de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, que foi deputado federal.

     

    Comentários estão fechados.