Nesta quinta-feira (10), o vereador Dr. Manoel apresentou um requerimento à Câmara Municipal de Maringá, no qual solicita informações sobre a possibilidade de implantação de faixas exclusivas para o tráfego de motocicletas nas principais avenidas da cidade.
Além disso, o vereador também questiona se há planos para a implementação de faixas de retenção exclusivas para motociclistas em vias equipadas com semáforos.
A ideia trazida pelo vereador Dr. Manoel é uma resposta ao preocupante número de acidentes de trânsito em Maringá que, em sua maioria, envolvem motocicletas.
Segundo dados da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), a cidade registrou um total de 40 mortes no trânsito em 2022 – um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Entre as vítimas fatais, 29 eram motociclistas.
“O objetivo é promover mais segurança e proteger a sociedade de forma geral”, explica o vereador.
Segundo o vereador Dr. Manoel, essa não é a primeira vez que ele traz essa discussão em pauta na Câmara de Maringá. Ele afirma que, em outro mandato, ele propôs a implantação de faixas exclusivas para motociclistas em Maringá, mas a ideia não foi aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Apesar da rejeição, o vereador ainda acredita que a proposta seria benéfica à cidade, e ele espera conseguir uma resposta mais favorável dessa vez.
RESULTADOS POSITIVOS
As faixas exclusivas para motocicletas poderiam potencialmente melhorar a fluidez do tráfego, proporcionar maior segurança aos condutores e promover uma direção mais prudente no trânsito.
O modelo já foi desenvolvido em outros países, como a Malásia e Inglaterra, mas também no Brasil.
O projeto piloto da “Faixa Azul” para motos na Avenida 23 de maio, em São Paulo (SP), foi implantado no dia 25 de janeiro de 2022. Durante o período de um ano, não foram registradas mortes de motociclistas.
De acordo com a prefeitura da cidade, também houve redução da gravidade dos acidentes. Diante do resultado positivo, o prefeito Ricardo Nunes pretende implantar mais 220 quilômetros de faixa azul para motos na capital paulista.
Foto: Marcos Mattos – CET/Divulgação
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